quarta-feira, 26 de maio de 2010

Terceira atividade - 27 de maio de 2010

    Os meios de comunicação são poderosas ferramentas criadas e utilizadas pela humanidade como forma de conhecer e aprofundar em uma determinada realidade; interferir num dado momento histórico; e também no desenvolvimento de noções e ações inclusivas que visem uma formação para a cidadania plena e participativa. Em contrapartida, também pode representar a utilização destes mesmos instrumentos objetivando à subordinação, alienação e submissão das massas à vontade de uma minoria que detenha o poder.
         O documentário “A ilha das flores” não tem a pretensão de ser uma produção comercial ou de fácil compreensão. Ao contrário, exige um poder de compreensão e de interpretação sucinto, aprofundado e objetivo. Deve ser digerido tendo como base uma reflexão filosófica rigorosa e análise sociológica calcada na realidade brasileira, bem como na história do país e nos rumos que este pode desenvolver em seu curso.
        Neste sentido, a tarefa da terceira atividade terá como base o olhar filosófico e a interpretação sociológica. Após a apreciação do vídeo, redija um texto dissertativo abordando os seguintes aspectos:
a) Resumo da obra;
b) Relação da obra com a realidade brasileira e do Distrito Federal;
c) Análise crítica (concordâncias, discordâncias, pontos positivos, pontos negativos, opinião pessoal).
,Observações: Esta atividade poder ser desenvolvida individualmente, em dupla, em trio ou em quarteto. Não esqueçam de colocar os números de cada componente de forma correta e a turma. Vocês também poderão entregar esta atividade por escrito numa folha de papel ofício, digitado ou manuscrito. Data de entrega: até as 19 horas do dia 10 de junho de 2010.
         Eis o vídeo:

44 comentários:

  1. A)O resumo do vídeo é que para podermos ter uma vida adequada precisamos de outras pessoas
    Ex:No começo do vídeo fala de um japones que cultiva tomates;Esses tomates vão pros supemercados que de lá vai pra mesa de muitas pessoas, dai essas tomates no final do vídeo vão parar numa cidade onde outras pessoas que não tem condições financeiras pegam o que restou da comida para consumir.O vídeo então fala desse ciclo da vida de um individuo para outro.

    B)No Distrito Federal ocorre muito desse tipo de coisas;Pessoas que não tem condições financeiras vão nesse lixões que lamentavelmente tem muitos aqui no distrito federal para poder encontrar um alimento para consumirem.

    C)O ponto positivo é que o video expressa o que acontece na nossa vida real precisamos nos conscientizar para podermos ajudar.
    Não tenho um ponto negativo em si, mas essas pessoas que vão a esses lixões para poder se alimentar de resto de comidas podem pegar doenças graves,apesar disso elas não tem outra solução para se alimentarem.

    Luis Eduardo costa
    nº25 1ºB

    ResponderExcluir
  2. NOME:JANIANE N:18
    JULIANA N;22 SERIE TURMA 1"B"

    A) Um japonês tem uma plantação de tomates no Brasil, em época de colheita ele troca os tomates por dinheiro em um supermercado.
    Dona Nete comprou os tomates com o dinheiro de sue trabalho,os tomates que não serviram para colacar no molho foram jogados no lixo.
    O lixo vai para um lugar chamado Ilha das Rosas, onde os donos de porcos retiram do lixo,materiais orgânicos que são dados para alimentação dos porcos, o que não serve para alimentação dos porcos é dado para mulheres e crianças.
    Por serem várias pessoas elas podem permanecer do lado de dentro da cerca durante 5 minutos para recolher os alimentos.

    B)O VIDEO MOSTRA A REALIDADE COM FATOS REFERENTES A SITUAÇÃO NO DF, OU SEJA, QUE EXISTEM PESSOAS QUE DE CERTA FORMA NÃO TEM CONDIÇÕES PARA ADQUIRIREM UM CERTO ALIMENTO E ESTÃO ESSAS PESSOAS USAM O LIXO COMO UMA FORMA DE ADQUIRIREM O ALIMENTO NÃO APRECIÁVEL PARA CERTAS PESSOAS POIS O LIXO E A UNICA SOLUÇÃO PARA ESSE PROBLEMA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA.

    C)ACHAMOS O VIDEO INTERESSANTE POIS MOSTRA A REALIDADE DA POPULAÇÃO DE MODO GERAL ASSIM NUS FAZ REFLETIR MELHOR SOBRE O QUE PODEMOS FAZER PARA TENTAR AJUDAR E PROCURAR ENTENDER MELHOR ESSE MUNDO QUE VIVEMOS,OU SEJA, AJUDAR AS PESSOAS NESSECITADAS E UM ATO QUE AJUDARA VOCÊ MESMO.

    ResponderExcluir
  3. (A) A curta metragem introduz aspectos da realidade capitalista sobre a qual vivemos diariamente.
    Somos persuadidos a agir de acordo com o quê a sociedade nos propôs há milênios, ou seja, a buscar por excedentes de capital, dinheiro mostrado também o que difere o ser humano de outros seres, mostrando como características principais o fato de o ser humano possuir o cérebro altamente desenvolvido e o polegar opositor. Ao decorrer do vídeo mostra a evolução e as grandes realizações feitas pelo o homem. Como ponto de partida o autor usa o tomate e toda a trajetória, até então chegar ao ponto principal do documentário, que é mostrar a diferença social e a total indiferença ao ser humano, que não existe apenas no Brasil, mas também em vários lugares no mundo.

    (b) Aqui no DF, não percebemos muito essa realidade, mais existe muitas pessoas lutando para ter o que comer em vários "lixões”. Um Exemplo bem próximo de nós é a CEASA, os alimentos impróprios são descartados, servindo de alimento para outras pessoas. No DF, no Brasil e no mundo toda a miséria e a humilhação predominam.

    C) Apreciei sobre a historia da criação do dinheiro, das trocas, e quando mostrou a diferença dos humanos para os animais irracionais. Minha opinião foi de que a postagem desse vídeo foi muito interessante para mostrar a realidade dos nossos pais para os alunos que fizeram esse trabalho. O vídeo consegue explicar isso com um pouco de humor, o que o torna mais compreensível.

    Série/Turma: 1º ‘h’
    Alunas: Nº:
    Cássio Isaias 09.

    ResponderExcluir
  4. Bruno Eduardo Fernandes Silva
    1ºG Nº: 05

    a)A força desse documentário, além, evidentemente, do tema humano e social, reside numa estratégia argumentativa que seduz e engana o telespectador, que não consegue perceber o tema verdadeiro do filme, só revelado por Furtado nos instantes finais, depois de vertiginosa sucessão de imagens.

    A sugestão de aplicabilidade agora desenvolvida pretende ilustrar possibilidades outras além das tradicionais que o filme suscita e abrange áreas da linguagem e leitura de texto verbal e visual.


    b)Por que coloca em pauta a discussão acerca da pobreza, da fome e da exclusão social. Levando-se em conta que foi produzido em 1989, dá para perceber que as coisas não mudaram muito entre o Brasil daquela época e o de hoje...e o Distrito Federal esta fazendo a mesma coisa como na ilha das flores podemos citar como exemplo "o lixão da Estrutural".

    c)O filme é uma grande crítica social aos costumes e valores da sociedade moderna. Embora esse seja um tema muito debatido atualmente, em Ilha das Flores, o enfoque acontece de forma inovadora: pela decomposição de processos econômicos e sociais; pela constante definição científica de termos cotidianos. O filme, em essência, problematiza uma realidade do dia-a-dia que resulta da prioridade ao capital sobre qualquer outro aspecto.
    A abordagem do filme Ilha das Flores é muito válida, do ponto de vista de uma valiosa crítica social e ao modelo econômico sob o qual a sociedade moderna vive e, como no enfoque do filme, sobrevive. Entretanto, o filme fala do Brasil, do brasileiro, ou seja, de uma nação e do seu povo, o que seria plenamente válido se tivesse o objetivo de sensibilizar este mesmo povo sobre o valor da vida e do ser humano, seu semelhante, bem como alertar aos governantes sobre os descasos que a população do país vive.

    ResponderExcluir
  5. A.O documentário fala sobre a Ilha das flores,lugar que só o nome é bonito.Neste documentário tudo gira entorno daquilo que os seres humanos fazem,desde a plantação de um tomate até uma a injusta realidade social deste país.Essa reação em cadeia nos faz reavaliar nossos atos,nos faz lembrar de que não vivemos para fazer o que queremos,vivemos para ganhar aquilo que nos mantem vivos:o dinheiro.

    B.Esse vídeo tem uma relação muito forte com a atualidade local e nacional.Pessoas que procuram emprego desesperadamente e aceitam fazer qualquer coisa para conseguir dinheiro.Essa sociedade capitalista nos manipula,somos míseras máquinas humanas de fazer dinheiro,nesse sistema viver é ganhar dinheiro e nada mais.Cenas absurdas se tornam comuns,indivíduos procurando alimento em meio as sobras de lixo,procurando naquilo que rejeitamos todos os dias.

    C.Desde pequenos,não importa aonde tenhamos nascido,de alguma forma só aprendemos a nos importar com nós mesmos,não nos preocupamos muito sobre o que está acerca de nós.Nos acostumamos a ver milhões de mortos,a ver pessoas que não tem as mínimas condições para sobreviver.Ainda nos perguntamos se um dia a sociedade vai ser igualitária,nos perguntamos se um dia haverá paz para todos.
    Como participantes da sociedade,nós,seres humanos deveríamos alcançar nossos ideais,extinguindo todas essas diferenças sociais que só aumentam o número de mortos o número de marginalizados.Se realmente queremos isso,por quê não fazer?

    1ºF
    Monykelly Nº27
    Nathália Nº28
    Thuanne Nº41

    ResponderExcluir
  6. A))O video nos mostra o que acontece na vida de cara ser humano,começa nos mostrando o plantio de um tomate a colheita, quem compra quem o joga no lixo e no fim pra onde vai aquele lixo,o video nos mostra a pura realizade do brasileiro,quem te dinheiro compra o melhor,quem nao tem come o que tivee, e no video mostra pessoas pobres que pegam alimento que nao servem nem para os porcos.O video quis nos mostra como a sociedade vive hoje, numa realidade cruel e capitalista.

    B)A obra e muito parecida com a realidade de brasilia,por que muitas pessoas tem suas condiçoes de trabalhar e ter dinehiro para comprar sua comida, mas tem a outra parte da sociedade que alem de nao ter um emprego,nao tem um liugar para morar nem comida , e aque no Df vemos muitas pessoas largadas na rua passando fome,pegando comida do chao entao temaaa grande relaçao com o video.

    C)Nao vi nenhum ponto positivos nesse video, pois o que tem de positivo voce ver uma pessoa recolhendo um alimento que nao serve neem para os animais para ela comer ? eu nao conrdo de ver pessoas se enriquecendo as custas do povo,enquanto outras pessoas nao tem o que comer,tambem nao tenho com o que concordar pois se no video nao vi nenhum ponto positivo,tambem tao tenho com o concordar,so acho que nao devemos nos preucupar apenas com a questao economica,mas que tem muitas outras coias que o mundo precisa se concientizar.


    Aluna:karla nayara aguiar do nascimento
    1ºM Nº27

    ResponderExcluir
  7. a) Esse video nos fala sobre uma ilha chamada ilhas das flores, que de flores não tem nada, ele nos mostra o processo do tomate da plantação, até o lixo, no caso na "ilhas das flores". nos mostra também a diferença dos seres humanos dos outros animais que é : pelo telencefalo altamente desenvolvido, pelo polegar opositor e por sermos livres.
    _______________________________________________

    b)Esse video é uma realidade do nosso dia-a dia, pois o processo do tomate acontece muito, (não só com tomates é claro) principalmente aqui no DF.
    _______________________________________________

    c)Eu concordo com esse video, porque ele nos mostra uma realidade não tão longe do nosso dia-a-dia. E na minha opinião ele está mostrando nada mais que a realidade, para que as pessoas possam se importar com isso.
    ___________#________________#__________________

    NOME:Mateus Souza De Miranda
    N°:26
    TURMA:1°K

    ResponderExcluir
  8. A)A curta metragem introduz aspectos da realidade que vivemos.
    Neste documentário tudo gira entorno daquilo que os seres humanos fazem,desde a plantação de um tomate até uma a injusta realidade social deste país.Essa reação em cadeia nos faz reavaliar nossos atos,nos faz lembrar de que não vivemos para fazer o que queremos,vivemos para ganhar aquilo que nos mantem vivos:o dinheiro.
    O video também que mostrar para a sociedade que nem todos podem usufluir de tal coisa
    somente os poderosos ou ricos bem dizendo pode ter acesso a alimentação saudadevel e outras coisas em geral já os pobres ficão com a sobra o resto por que não tem condições
    financeiras.

    B)O video retrata a realidade vivida pelos cidadãos do Df,muitos cidadãos passão fome por que não tem o que comer correm atras de lixões para aventurar alguma sobra de alimento,isso e uma vergonha enquanto tem gente passando fome não tendo o que comer morrendo .Os poderosos governates ,presidentes e etc não estão nem ai para a população
    só querem roubar e roubar. Isso e uma vergonha pro país tão desenvolvido como o brasil .

    C) Eu Júnior Cesar na minha opnião eu achei intereçante o video prq ele tras pontos positivo. Tais como retratando a realidade vivida por cidadões brasileiros e que a sociedade pode contribuir para melhorar o nosso país.
    Ponto negativo: no meu ponto de vista eu vi que a humilhação por parte de ricos ou poderosos e muito grande para com os pobres e isso e inaceitavel para muitos.

    Aluno: Júnior Cesar Rodrigues Gadelha
    Série 1º / Turma M
    Nº 26

    ResponderExcluir
  9. A)o video começa falando desde o plantio do tomate até ele virar resto e ser recusado no molho do porco ,jogado no lixo e recusado pelos porcos como alimento ,acaba ficando disponível para os seres humanos na "Ilha das flores" no qual o nome não tem nada parecido com o lugar.E essas pessoas estão nesse lugar é pelo fato deles não terem dinheiro nem dono.

    B)Tem uma grande relação com o Distrito Federal e o resto do Brasil ,pois o que comemos hoje ,pode ser alimento para outras pessoas dias depois.

    C)Eu concordo pelo fato deles mostrarem a realidade.E discordo pelo fato de como os seres Humanos vivem em "ilha das flores" que de flores não tem nada.


    Aluno: Victor murilo Nº:39
    Série/turma: 1º "M"

    ResponderExcluir
  10. resposta de todas as questoes:


    o testo retrata uma realidade muito comum.como as caisas estão ligadas,como uma coisa causa efeito em outras.tudo começa com o trabalhador,depois um consumidor,e são tantas trocas,mas a realidade não muda é sempre a mesma.Pessoas que se alimentam de lixo.lixo do qual nem os porcos são dignos.no df esso não é raro basta ir no lixão e presenciar essa sena trista.todos querem mostrar o lado bom das caisas,mas não é bem assim por trás de tudo isso se resume ,uma sociedade livre e ao mesmo tempo presa em um mundo de injustiça e de aparência falsa.

    ADRIANA 1F CEM O3

    ResponderExcluir
  11. Sara Alves n°37
    Kananda Lilian n°19
    1°G
    A)O video fala da fome e conta fatos a partir de outros que ocorrem respectivamente.APENAS NO FINAL REVELA-SE O VERDADEIRO SENTIDO DO VIDEO que mostra a submissao de pessoas que nao tem as minimnas condiçoes de se manter com dignidade e acabam comendo as sobras de porcos.
    B)no DF tambem ha esse tipo de problema,nos lixoes da Estrutural e até mesmo na Ceilandia.
    C)Concordamos infelizmente ele mostra algo real.

    ResponderExcluir
  12. A)o vídeo fala sobre a pobreza que acontece em alguns lugares e mostra a fome que ocorre no mundo não só no Brasil e também mostra o lixo jogado em qualquer lugar e os pobres não tem o que comer direito comem lixo
    B)No DF também acontece essa coisas também mas isso acontece mais na Estrutural e no Varjão
    C)Eu concordo com essa história isso é uma realidade

    Thiago da Silva n°38 1°j
    Bruna Alves n° 06 1°E

    ResponderExcluir
  13. A)O video nos mostra como nos estamos interligados dentro da sociedade e precisamos do outro para suprir as nossas próprias necessidades. Ele nos remete também a questão das classes sociais, é incrivel como no começo do video ficamos ''ligados'' na distribuição de imagens e só nos fins do video que eles nos passa uma mensagem concreta e desoladora que faz refletir sobre a nossa própria realidade.
    _____________________________________________

    B)Tem uma enorme relação com a dura realidade do Distrito Federal,pois, quantos e quantos lixões estão espalhados por aí servindo de banquete para os pobres , realmente é incontável... Restos de comida servindo de alimento para outras pessoas depois de dias? Parece brincadeira. A questão das classes sociais também, fica clara para nos pois enquanto uns comem bem outras nem comem ou comem restos (como mostra o video). O pior é que nos nem percebemos isso no nosso dia-a-dia.
    _______________________________________________

    C)Eu concordo plenamente com o que ele diz, pois ele nos mostra a nossa própria vida, o que está ao nosso redor, uma realidade gritante que nós nem nos damos conta. Pontos negativos no video em si não tem , mas no seu conteúdo com certeza, pois faz a gente pensar PARA ONDE VAI OS NOSSOS IMPOSTOS , CADÊ A APLICAÇÃO DA LEI QUE DIZ QUE SOMOS TODOS IGUAIS ?!

    ALUNAS : KARINY APARECIDA Nª20
    LETÍCIA MATIAS Nª22
    SÉRIE/TURMA:1ª "C"

    ResponderExcluir
  14. A)o vídeo fala sobre a pobreza que acontece em alguns lugares e mostra a fome que ocorre no mundo não só no Brasil e também mostra o lixo jogado em qualquer lugar e os pobres não tem o que comer direito comem lixo
    B)No DF também acontece essa coisas também mas isso acontece mais na Estrutural e no Varjão
    C)Eu concordo com essa história isso é uma realidade

    Thiago da Silva n°38 1°J
    Bruna Alves n°06 1°E

    ResponderExcluir
  15. a) O Suzuki,plantador de tomates,despacha seus produtos através de uma Kombi para os supermercados. Dona Anete,que é uma vendedora de perfumes.Das vendas ela tira os seus gastos e tem o seu lucro,com o lucro ela pode comprar tanto tomate,quanto porco,quanto outras mercadorias ao qual ela necessita pra sobreviver .Como acontece todos os dias em várias grandes cidades do Brasil e do mundo, o lixo foi recolhido e enviado para depósitos. O que é identificado como lixo orgânico é separado e utilizado como alimento para os porcos de um dos criadores estabelecidos num dos lixões de Porto Alegre, ironicamente chamado de "Ilha das Flores".O problema é que, depois da coleta seletiva, que indicou o que poderia ser aproveitado pelos suínos, outros seres humanos passam a disputar as sobras do lixão de Ilha das Flores.
    b)Nós vemos que a relação do vídeo com a nossa realidade é bem simples porque infelizmente hoje em dia o que mais se tem em nossa cidade são lixões que antes eram espaços rurais ou ate mesmo ambiental perdemos grandes áreas em nossa cidade pra o lixo, nossos rios são contaminados, nossos familiares que moram ou tem algum serviço perto desta área se contamina com doenças que nem toda vez tem se cura, muito mais com a situação de nossos hospitais, nunca o governo, os cidadões encontram saída, pois necessita de muito dinheiro para se amenizar este problema, bem que quase não há solução, pois nenhum lugar é ideal para jogar-se lixo, quase todo lugar existe habitantes.
    c)Concerteza essa curta metragem trás a mais pura e triste realidade pois podemos ver que a situação não só no Distrito Federal como em outros lugares e trágico.O único ponto negativo que encontramos foi que infelizmente a rapidez ao qual tudo é dito é a repetição na questão dos tomates do Suzuki e o perfume de Anete nos dá pouco tempo para refletir sobre toda a informação,mais não há outro ponto negativo,realmente necessitamos saber mais sobre a situação de onde habitamos pois o maior criador de todas essas situações somos nos mesmo,pois fazemos coisas indevidas como jogar o nosso lixo perto de rios,além de tudo e antes das coisas entrarem em seu devido o lugar o ser brasileiro ou melhor o ser humano precisa se reeducar para evitar estes nossos problemas,para que o nosso futuro seje melhor.

    Alun(as):

    Flávia Santos Aires n°19
    Sullamita Dos Santos n° 39
    1°H

    ResponderExcluir
  16. Aluna:Djuliene Correa dos Santos N°:09
    Série/turma:1°F

    a)A obra nos retrata tudo sobre o ser humano começando pelo seu pensamento o cérebro que nos traz a capacidade de poder pensar e nos alto avaliar ,a nossa inteligência, mostra também como o ser humano ganha o seu lucro através de vendas como por exemplo :Dona nete que compra tomates e vende para conseguir o seu dinheiro, suas fragâncias de perfumes vindas através das flores é daí que sai o seu lucro, o vídeo retratou também o que é uma família é uma comunidade formada por um homem e uma mulher, falou tanmbé sobre o lixo que em Porto Alegre gastam 500 toneladas de lixopor dia e que pode trazer bactéria germas no qual provoca doenças, retratou um pouco sobre Ilha das Flores é para lá que é levado os lixos que contém alimentos que não é utilizado pelos seres humanos e é dado para os porcos quando os porcos não aceitam é utilizado pelas pessoas da ilha das flores, falo sobre o césio material não orgânico,das pessoas da Ilha das Flores não terem nem dinheiro e nem dono, sobre as diferença do ser humano dos outros animais que diferencia que o ser humano tem o polegar opositor e ser vivo, vivo que quer dizer liberdade.

    b)No Distrito Federal ocorre muito, isso pessoas que tiram o seu lucro através de vendas, pessoas que não possui condições financeiras para sobreviver tem uma vida difícil e são catadores de lixo, dependem do lixo para se alimentar.

    c)Eu concordo plenamente com esse vídeo ele retrata tudo aquilo que acontece no mundo nos dias de hoje em dia,començando pela vida do ser humano falando sobre seus lucros sua forma de ganhar dinheiro até uma vida difícil e também sobre o lixo.

    ResponderExcluir
  17. Tayla,Jaqueline e Caroline
    nº:37,17,05
    1º F

    (A) O resumo do vídeo é que para podermos ter uma vida adequada precisamos de outras pessoas.
    fala sobre a Ilha das flores,tudo gira em torno do que os homens fazem,e tudo começa com a plantação de um tomate até uma desigualdade social.mostra pessoas pobres que pegam alimento totalmente podres e essa é a sociedade de hoje,uma sociedade capitalista.
    (B) Parece com a realidade de brasilia,pois muitas pessoas tem condições de suprir as suas necessidades mas tem outras que não tem dinheiro para comprar o que comer e que alem de nao ter um emprego,nao tem um lugar para morar e no Distrito Federal vemos muitas pessoas largadas na rua e passando fome.
    (C) Não consegui perceber pontos positivos nesse vídeo,pois pessoas vivem como um nada,pois comem comida que nem porco comeria, e eu não acho certo enquanto pessoas usurfruem do seu dinheiro outras não tem nem aonde morar,não podemos só pensar em nós mesmos.

    ResponderExcluir
  18. Nomes:Ester N°13
    Quésia N°32
    Luana N°24
    Série/Turma:1°G

    A- O vídeo mostra um japonês que cultivava tomates e esses tomates vão para o supermercado e de lá vão para a mesa do consumidor.

    B- Pessoas que não tem como comprar alimentos por falta de dinheiro,eles aproveitam o que foi pro lixo para consumir.

    C- Na nossa opinião achamos esse vídeo super importante porque mostra a realidade de muitas pessoas na sociedade.

    ResponderExcluir
  19. a)Bom , a obra fala sobre os seres humanos como eles vivem , e como uma coisa liga a outra, como o descaso que os seres humanos vivem , a capacidade deles de realizar várias ações.
    b)A realidade em relação ao Distrito Federal é a da miséria , gente pobre que não tem o que comer .
    c)Na minha opinião eu concordo com tudo que foi dito no vídeo porque , nos seres humanos deveríamos ter a condição que é de direito , fazer refeições todos dias , não precisar comer lixo ou resto dos outros animais que não tem a mesma capacidade que nos temos que é de pensar , raciocinar , recordar coisas entre outras.

    Aluna: Myslene Alves de Oliveira N°: 29
    Série/turma: 1° G

    ResponderExcluir
  20. No vídeo observa-se o desenvolvimento da inteligência humana,para criar novos meios para sua sobrevivência,como a agricultura,comércio,novos meios de sustento,a capacidade de estudar e aprender.Até mesmo o lixo pode ser reaproveitado.
    No Brasil há muitas pessoas que tiram seu sustento do lixo, no DF não é diferente,ex: o lixão da estrutural, que fica a poucos minutos do centro político do país .
    Mesmo com toda a inteligência do homem não foram resolvidos todas as desigualdades sociais e raciais,nem o problema do lixo que causam muitas doenças,poluição,prejudicando o próprio homem.

    Jadson de Sousa Aires N°:16
    Thiago Rodrigues N°40
    Otávio José N°31

    Turma:1°ano "F"

    ResponderExcluir
  21. A)O documentári fala sobre um luga chamado Ilhas das flores onde um homem tem uma plandaçao de tomades ele vende os tomas para um comercieante depois as pessoa compram os tomates para seus consumos.
    B)O video mostra a realidade de muitas pessoa que não tem condições de compra alimentos e recorem ao lixo como fonte de alimentação.
    C concordo porque o video mostra uma realidade de muitas pessoas.

    Carlos André Nº 05
    1º M

    ResponderExcluir
  22. No vídeo observa-se o desenvolvimento da inteligência humana,para criar novos meios para sua sobrevivência,como a agricultura,comércio,novos meios de sustento,a capacidade de estudar e aprender.Até mesmo o lixo pode ser reaproveitado.
    No Brasil há muitas pessoas que tiram seu sustento do lixo, no DF não é diferente,ex: o lixão da estrutural, que fica a poucos minutos do centro político do país .
    Mesmo com toda a inteligência do homem não foram resolvidos todas as desigualdades sociais e raciais,nem o problema do lixo que causam muitas doenças,poluição,prejudicando o próprio homem.

    Jadson de Sousa Aires N°16
    Thiago rodrigues N°40
    Otávio José N°31

    ResponderExcluir
  23. A)O video começa nos mostrando o plantio de um tomate a colheita, que vão para o supermercado e depois para mesa do consumidor, nos mostra a pura realidade do brasileiro,os colhedores não podem usufruir daquilo que plantam.
    B) A grande desigualdade social que afeta o Brasil e também a capital, onde muitos juntam no lixo alimentos para sobreviver.
    c) Esse vídeo é muito interesante mostra a pobreza em que muitos vivem.

    Aluna: Kézia Nataly N°: 23
    Série/turma: 1° F

    ResponderExcluir
  24. a)Esse video nos fala sobre uma ilha chamada ilhas das flores,nele mostra a plantação de suzuqui e como ele faz e outras familias para sobreviver
    b)a relação e que enquanto eles,fazem de tudo um pouco para ter seus lucros,fazendo tudo q se e possivel,ja os brasileiros de hoje nao tem tanta capacidade assim pois jogom lixo na rua,nos bueiros e etc;enquanto alguns tentam outros cruzam os braços e nao fazem nada
    c)os video nos relata com tudo acontece desde a plantaçao ate a comida em nossa mesa,so que nos relata tambem as consequencias de certas açoes que fazemos,como por exemplo jogar lixo em depositar lixo em lugares que nao deveriam ser depositados,isso e o q mais o brasileiro entre outras coisas vem fazendo,totalmente errado

    alunos: Joyce;Luanna;Maria Das Dores;Matheus Mendes
    numeros:17,23,25,27
    serie/turma:1ºk

    ResponderExcluir
  25. (A)O Video mostrado, aonde o SR.Susuki Tem plantações de Tomate,é mostrado como funciona a vida dos plantadores e dos compradores,no caso Susuki, ele cutiva tomates, e depois troca por dinehiro, assim indo para o supermercado logo após, pessoas compram fazem suas refeições, e o que não se pode aproveitar do tomate, ou sendo ele podre, ou estragado o ser joga-o no lixo esse lixo vai para a ilha das flores, sendo ele reaproveitado por umas pessoas catadores de lixo, quando é consideradoimproprio na alimentação dos porcos.

    (B)nos lembra muito pessoas aqui mesmo em Brasília passando a mesma Situação,fome e reaprveitando coisas do lixo para se manter,pessoas sem um emprego sem dinheiro enfim consideradas um lixo.
    (C)os pontos positivos é, que sem a plantação sem pessoas trocarem seus alimentos organicos por dinheiro assim indo para o super mercado,não poderiamos ter uma boa alimentação,uma alimentação saldável.
    o ponto negativo é que,nos que temos uma boa condição para se manter jogamos as Coisas que são consideradas impróprias a nós para nos alimentarmos e o jogamos no lixo.. porém esse lixo que é considerado muito impróprio,pois contem bactérias e assim trazer doenças a essas familias que comem o alimento jogado no lixo.

    nome :Daniele Santos Nº:08
    Série:1° 'L'

    ResponderExcluir
  26. A-Nesse video pude peceber que aquilo que não é útil para mi pode ser para outra pessoa mais não no jeito correto pois apartir do momento em que o alimento não serve nem para o animal como mostra o video logo percebo que naum serve para uma outra que nem eu e com isso podemos ver que o capitalismo é algo de extrema importância dentro do mundo desde a.C pois nada se tem com qualidade quando não tem dinheiro.
    B-Esse video com a realidade de hoje é que no Brasil e em especificamete Brasilia tem muitas pessoas que sobrevive do alimento do lixão que não tem utilidade para nós.
    C-O que podemos ver nisso é que o que jogamos no lixo tem utilidadde para alguem que da muito
    valor à aquilo que não ultilizamos.

    Brunna Ferreira Dos Santos
    1°D N°09

    ResponderExcluir
  27. a) O Vídeo fala sobre a Ilha das flores, um lugar localizado no Rio Grande do Sul onde é depositado lixo e lá, muitas pessoas sobrevivem desse lixo.

    b) Hoje em dia, infelizmente temos essa realidade, realidade de pessoas que necessitam do lixo para sobreviverem, comem alimentos que são jogados fora por outras pessoas e é somente isso que elas tem para comer. No Distrito Federal não é diferente aliás, em lugar nenhum é diferente temos pessoas sem nada que realmente só tem restos de alimentos do lixo para se alimentarem.

    c) Em nossa opinião o vídeo é bem interessante ele mostra a realidade de um lugar, em que se encontram pessoas pobres com apenas lixo para elas e mais nada! Não deveria ser assim, mais em grande parte dos lugares encontramos essa triste realidade.

    Alunas: Brena Caroliny e Ila Laleska
    Série/Turma: 1º C
    Números: 07 e 45

    ResponderExcluir
  28. a)eu entendi como funciona cada coisa,cada alimento,etc.passa atraves de varios procedimento e é utilizado de varias maneiras ate passa por ultimo que e o lixão e mesmo assim que nao tem condições a proveita como pode.

    b)nao so no distrito federal mais qualquer cidade e pais,as pessoas nao dao muito valor,e se tive qualquer coisa nos que eles compra e nao gosta eles jogam fora,não dão e nem aproveita,sao pessoas orgulhosas so porque tem dinheiro pode esculaxa,maltrata,etc...

    c)eu concordo com tudo.passa por todo esse processo ate chega na nossa mesa.

    ALUNA:RAFAELA Nº36
    TURMA: 1º M

    ResponderExcluir
  29. A) Ao assistir o vídeo fiquei chocada com as diferenças sociais desse pais não e so no Brasil q ocorre essa situação países do 3° mundo também, ocorre essa falta de compaixão com o próximo tratam as pessoas como se fossem animais , tem pessoas pobres que pegam os alimentos podres que não servem mais nem para os bichos (Porco,Cavalo) de tão estragados que eles estão chegam a se desmanchar de tão pobre que estão, e os pobres que não pegarem essa comida como vai fica ? vao morrer de fome se não pegar , e revoltante ver tantas pessoas passando fome no mundo enquanto os políticos então roubando , colocando dinheiro em cuecas e meias .

    b) No Distrito federal ocorre muito isso , não so em lixões como em feiras as pessoas que tem condições compram frutas e verduras frescas , as que não tem condições são obrigadas a catarem restos que ficam no chão ou que estão estragados para poderem sobreviver , aqui perto de casa tem uma feira todo sábado vejo muitas pessoas que não tem condições , que não tem uma casa uma família se quer , pegando resto de comida que o povo compra a marmita deixa no canto o resto eles pegam pra comer , vejo que no final da feira os moradores de rua ficam catando as coisas ate de madrugada para passarem a semana inteira com os alimentos que pegaram .

    c)O vídeo e muito interessante mostra a realidade da população em modo geral de certa forma nos faz refletir sobre o que podemos fazer para ajudar os outros , as vezes olhamos para as pessoas como se elas fossem animais , não sabem como será o dia de amanha vai que essa pessoas tem uma vida melhor que a nossa , e os passamos a ter uma vida que eles tem , acho importante as pessoas se colocarem no lugar de outras pessoas ,não custa nada ajudar o próximo refleti bastante sobre esse vídeo.


    Nome: Katielly
    1° J Nº:46

    ResponderExcluir
  30. a)O video começa nos mostrando o plantio de um tomate a colheita, que vão para o supermercado e depois para mesa do consumidor, nos mostra a pura realidade da sociedade.
    b)Esse video tem muito a ver com a realidade do brasileiro e com distrito federal, por que as vezes compramos muitas coisa sendo que nem vamos usar isso tudo, distrito federal e outros estados joga muita comida fora sendo que tem pessoa que as vezes não tem nada mais isso que jogamos fora as vezes pode ser muita coisa pra eles não so comida mais bens materias como roupa ainda mais com o desemprego com a corrupção que rola no distrito federal.
    c)O ponto positivo é que o video expressa o que acontece na nossa vida real precisamos nos conscientizar para podermos ajudar ao proximo i e so isso mesmo a letra a ja explico bastante o que eu achei do video e minha explicação

    Alunos:Giovanne Santos
    Thiago pereira
    N:20 / 38
    Turma:1 M matutino

    ResponderExcluir
  31. 1º "J"
    Alunas: Gabryela Nº 14, Juliana Nº 26, Lorena Nº 29 e Rejane Nº 34.

    A)O vídeo na verdade é uma 'pegadinha', ele engana o telespectador, e se estivermos erradas, ele tambem nos enganou, nos deparamos com um mundo de informações diferentes, em um certo ponto, entende-se que o video quer nos passar a importância do convivio em sociedade, temos como exemplo o japonês que cultiva tomates no começo do video, o japonês precisa dos tomates para tirar seu sustento, o mercado precisa do japonês para fornecer os tomates e lucrar, nós precisamos do mercado para comprar os tomates, e assim sucessivamente. Por outro lado, o video nos mostra as diferenças e semelhanças entre as coisas, como é citado que o japonês é um mamifero igual a baleia, e o japonês é um ser humano diferente da baleia, por ser livre, ter o polegar opositor e o telencefalo altamente desenvolvido. Analisando outro ponto, o que consideramos ser o objetivo principal do filme, vemos o desperdicio de comida, e a forma com que a população pobres usa desse para sobreviver.E por fim o video tambem mostra evoluções e grandes feitos realizados pelos seres humanos.

    B) em relação ao lixo e ao desperdicio de comida que serve de alimento para as classes menos favorecidas, esse é um fato que vemos constantemente no DF , exemplos disso são o Lixão da Estrutural e tantos outros de onde as pessoas mais pobres tiram seu sustento diario .

    C)O filme nos passa muita informação e mostra varios assuntos inseridos em um só, isso é meio confuso, mas nada que uma boa interpretação não resolva.
    Quanto ao desperdicio de comida e o lixo , que consideramos ser o assunto principal do video, é deprimente , mas infelizmente é a realidade , é o que acontece todo dia com milhares de brasileiros.

    ResponderExcluir
  32. A) O curta faz uma co-relação entre produção, venda e lucro e o modo como é realizado através dos seres racionais utilizando os seres irracionais.

    B) O curta mostra também uma realidade que existe em todo o Brasil, incluindo o Distrito Federal, que é a desigualdade social, onde uns não sabem aproveitar adequadamente o produto que lutou tanto para adquirir, enquanto outros esperam as sobras, que às vezes nunca chegam.Chega a ser pavoroso, esperar a separação para os porcos e depois para seres humanos
    C) Achei o curta interessante, mostrando uma realidade que poucos conhecem ou fingem que não conhecem. Após assistir ao curta achei também interessante o nome, porque primeiramente achamos que será um local bonito, entretanto, de bonito não tem nada.Gostei de como o curta mostrou cada ação, dando uma pequena explicação.Espero que após assistirmos esse vídeo possamos dar mais valor ao pouco que temos e principalmente olhar e fazer alguma coisa para o próximo.

    Nome: Gislayde Soares
    1º A Nº 16

    ResponderExcluir
  33. a) A curta metragem fala sobre o ciclo do nosso dinheiro e também o ciclo do nosso esforço para sobreviver. Cada pessoa está “ligada” a outra, uma cultiva o tomate, que vai para o supermercado que vai para a mesa da dona de casa que vai para o prato da família dela e os tomates que não prestaram vão para o lixo, que podem servir de comida para o porco ou para pessoas de menor condição financeira. Também fala sobre as diferenças entre os animais e os seres humanos.


    b) Bom esse ciclo do dinheiro e do esforço de trabalho de cada um para sobreviver é bem claro no Brasil todo, assim como no mundo, essa rotina de ligação está sempre presente. A relação sobre a realidade brasileira e do DF sobre a questão das pessoas “sem dono” e sem dinheiro e que aqui no DF tem várias pessoas sem condições que vão para lixões ou até mesmo pequenos lixos para sobreviver, para encontrar comida, e também papeis, papelão, latinha e etc..., para vender, assim como em todo o Brasil tem essas questões de pobreza, assim como quem cultiva o tomate, o milho, os que fabricam perfumes, os que vendem, os que compram, os sem condições financeiras também procuram um meio para sobreviver.

    b) Ao ver no vídeo pessoas entrarem de 10 em 10 e ficar 5 minutos no meio do lixo para pegar o que conseguirem para sobreviver, até os porcos tinham mais prioridade do que um ser humano. Achei um absurdo, como podem tratar um ser humano dessa forma? Acho que os políticos deveriam cuidar mais do nosso país, as pessoas devem ser tratadas com dignidade, TODAS as pessoas merecem respeito. Aonde o mundo vai parar desta forma? As pessoas não têm mais respeito umas pelas outras. Todos ligam somente para si próprio.



    Aluna: Suellen Oliveira de Aquino nº:38
    Série/turma: 1º "H"

    ResponderExcluir
  34. RESUMO DA OBRA

    a)Começa da trajetória fictícia de um tomate: plantado, colhido, vendido a um supermercado, comprado por uma dona-de-casa, rejeitado na hora de fazer um molho para o almoço, jogado no lixo, levado para a Ilha das Flores, rejeitado pelos porcos, e finalmente, encontrado por uma criança com fome.O curta escancara o processo de geração de riqueza e as desigualdades que surgem no meio do caminho. Achamos que o objetivo da obra é mostrar que os seres humanos , numa escala de prioridade, estão depois dos porcos. Mulheres e crianças que, num tempo determinado de cinco minutos, garantem na sobra dos porcos (que por sua vez, alimentam-se da sobra de outros seres humanos com condições financeiras de escolher o alimento) sua alimentação diária.

    b) O video tem a ver com a realidade brasileira e a realidade de algumas famílias no DF pois algumas pessoas sem boas condições de vida buscam através do lixo seu alimento diário , e esse alimento diário vem através do processo mencionado no video. Infelizmente essa é a realidade Brasileira pois muitas pessoas buscam através dos alimentos jogados fora , cheio de bactérias e podres, um engano para a fome, a fome é tanta que come qualquer coisa que ache no lixo mesmo que não esteja em condições de se comer. No Brasil , no Df e talvez no mundo inteiro existe esse tipo de situação a humilhação e a miséria estão se tornando cada vez mais predominantes.

    c) Nós achamos que a desigualdade social e toda perversidade de um sistema são provocadas justamente por seres humanos que procuram viver em suas vidas de forma maldosa e egoísta, fingindo não ver a realidade da exploração do homem sobre o homem , se esquecendo da solidariedade e afeto entre seus semelhantes. Daí a afirmação no início do curta da não-existência de Deus. Infelizmente, explorar a miséria humana faz parte desse sistema, faz parte do “progresso natural da sociedade”. Uma prova disso é que o diretor não precisava ir tão longe para ver a crueldade e a miséria do homem, bastava colocar uma câmera em sua janela de casa. Enfim essa é a realidade vivida pela maioria da população, será que a gente não vê tanta humilhação e tanta desigualdade ou apenas fingimos que não estamos vendo ? Não é mais hora de fingir e sim de abrir os olhos e ajudar as pessoas que necessitam . Pense bem ! O futuro da humanidade depende de pessoas que estejam dispostas a ajudar.

    Alunas :
    Emile Caroline Nº: 11
    Kleisy Hellen Nº: 24
    Luciane Mateus N°: 26

    Série/Turma: 1º A

    ResponderExcluir
  35. A)O video mostra a realidade em que vivemos.
    Neste video tudo esta entorno dos seres humanos e sobre aquilo que eles tem e fazem,desde o inicio da plantação de um tomate até uma a injusta realidade social do país em que vivemos.Em relação a isso nos vivemos pra conseguirmos o tal do dinheiro, que na verdade e mal dividido em nossa sociedade.E isso faz com que pessoas com altas condiçoes de vida possam isufluir das coisas boas do nosso pais e deixa os restos para aquelas que na verdade podemos se dizer hoje são pobres.

    B)em relação ao lixo e ao desperdicio de comida que serve de alimento para as classes mais baixas, esse é um fato que vemos no DF e em qualquer outro lugar , um exemplo o Lixão da cidade do varjão e tantos outros de onde as pessoas mais pobres tiram seu sustento de vida .

    C)os video nos relata como tudo acontece desde a plantaçao que e uma coisa boa que e o tomate ate a comida em nossa mesa,so que fala tambem as consequencias de certas açoes que fazemos,como por exemplo jogar lixo em lugares errados em lugares que nao deveriam ser depositados, e tambem a miseria de pessoas carentes que não tem certas condiçoes para viverem bem em nossa sociedade.

    Nome: Danilo Carvalho de Oliveira
    Nº: 09
    turma: 1º K

    ResponderExcluir
  36. a)O video relata a desigualdade que temos em nossa socidade,tendo como base o lixo, sendo reaproveitado para a sobrevivencia da classe mais baixa da nossa sociedade, mas de forma inadequada.
    b)Se olharmos em relaçao ao DF, ha certas semelhanças, no dia-a-dia ver-se muitas pessoas vagando por lixoes em busca de resto lixo que posssa lhes ajudar em sua sobrevivencia.
    c)Concordo,o video alem de ser interessante, leva em conta a realidade de uma parte do brasileiros, caso fisessem o reaproveitamento do lixo de forma correta,sem que houvesse o contato com o lixo por exemplo, seria muito importante nao so para nos, mas para o meio anbiente, mas para isso precisaria, em grande parte, da ajuda do (governo) que nem sempre acontece.

    THIAGO RODRIGUES PALMA "39"
    JONATHAN RODRIGUES "24"
    1º J

    ResponderExcluir
  37. o video fala sobre a incrível situação dos moradores de um lugar chamado Ilhas das Flores, onde as pessoas vivem de um jeito desumano.Essas pessoas vivem literalmente pior do que os porcos desse lugar, vêem-se obrigados a comer a sobra dos alimentos dos porcos.
    Ao vermos o video pensamos que essa realidade está longe, mas está mais perto do que pensamos:aqui, na nossa região, nossa cidade.
    Não é difícil achar nos lixões da cidade pessoas vivendo do lixo.A situação se complica pelo país
    afora, e o nível de desumanidade aumenta cada vez mais com falta de democracia e a injustiça social.
    David Castro Almeida 1°c n°09

    ResponderExcluir
  38. a)O resumo do vídeo é que para podermos ter uma vida adequada precisamos de outras pessoas
    Ex:No começo do vídeo fala de um japones que cultiva tomates;ou seja uma mão lava a outra indiretamente

    B) Hoje eu vejo o lixão ligado a realidade do video e uma tristeza a capital de uns dos maiores pais ter esse tipo de acontecimento

    C)concordo com a dona nete q aproveita rosas para extrair um perfume,discordo com a comparação dos catadores de lixo com os porcos,na minha opinião deveria sempre ter uma atividade dessas pois ajuda muito a desenvolver o pensamento do ser-humano e tambem não so olhar pra si mesmo mas sim pro seu proximo



    nomes:Felipe de souza N°09
    Leonardo N°19


    1° ano "E"

    ResponderExcluir
  39. A: o vídeo fala de como os seres humanos trabalham para conseguir seus alimentos, aonde e como os alimentos são produzidos, e o que acontece com os alimentos que não são comprados que vão para a ilha das flores, um lugar muito pobre.
    Nesse caminho mostra-se o homem e a sociedade estão ligados uns aos outros sem mesmo saber disso como exemplo a senhora que joga o resto do seu alimento fora, que acaba virando alimento de outras pessoas na ilha das flores.

    B:o que mais triste em dizer é que no Brasil há sim varias cidades que enfrentam esse problema com a fome ate mesmo Brasília uma cidade considerada rica,passam por isso.
    Em Brasília mesmo podemos encontrar o varjão um local aonde pessoas vão atrás de alimentos que são jogados fora, que não são mais consumíveis, a fome ataca o mundo e a sociedade.

    C: eu concordo com o rendimento em relação a produção do agricultor que vende seu produto, tanto ele quanto a senhora que vende seus produtos, discordo em relação o ser humano ser mais rebaixado do que os porcos, que ate os porcos tem mais prioridade do que o ser humano... que hoje ninguém da valor, ninguém liga pra as pessoas necessitadas, pontos positivos:o ser humano trabalhando em sociedade para si, pontos negativos:a falta de importância com a sociedade (outras pessoas em volta) Opinião pessoal: O mundo precisa de mais seres humanos trabalhando em conjunto para que não exista pessoas como as que vivem na ilha das flores juntos podemos mudar essa historia.


    Alunos : Amanda Louise, Cintia e Galdino. Números: 02, 06 e 12.
    Turma:1 ‘’f’’ matutino

    ResponderExcluir
  40. Resumo:
    O vídeo começa mostrando a cultivação de tomate,feito por um japonês, depois de colhido é trocado por dinheiro no mercado, o mesmo e comprado por uma senhora.que usa seu dinheiro, ganho com o trabalho, para compra perfumes e depois revende-los e com o lucro ela compra mais tomates e a carne de porco para o janta com a família. Um dos tomates não está bom para o consumo então é jogado no lixo, que é levado para a Ilha das Flores, que de flores não tem nada.O dono da ilha tem porcos, os empregados do dono escolhe o que pode ser comido pelos porcos e o que sobra ficam pros miseráveis
    que são organizados de 10 em 10 para pegar os ''alimentos''.
    --------------------------------------------
    Relação:
    No Brasil a miséria ainda é uma coisa que atinge muito a população, pessoas que muitas vezes são obrigadas a procura no lixão seu alimento, e até mesmo o seu sustento.No DF não esta muito diferente, a situação aqui é grave, já que até crianças passam seus dias no lixão a procura do sustendo da família, sem estudo , sem ter ao menos o direito de uma vida digna. E essas crianças e ate mesmo os adultos correm um grande risco de contrair doenças através do lixo.

    -----------------------------------

    Opinião:

    Todo mundo deveria ter a mesma oportunidade, de ter uma casa, um emprego, estudo, uma vida no mínimo digna pros filhos. A miséria aumenta cada dia mais, sempre vemos noticias de crianças trabalhando no lixão, de famílias sem ter pra onde ir.


    Kamilla 17

    1º I

    ResponderExcluir
  41. A- A força desse documentário, além, evidentemente, do tema humano e social, reside numa estratégia argumentativa que seduz e engana o telespectador, que não consegue perceber o tema verdadeiro do filme, só revelado por Furtado nos instantes finais, depois de vertiginosa sucessão de imagens

    B- No Distrito federal ocorre muito isso , não so em lixões como em feiras as pessoas que tem condições compram frutas e verduras frescas , as que não tem condições são obrigadas a catarem restos que ficam no chão ou que estão estragados para poderem sobreviver , aqui perto de casa tem uma feira todo sábado vejo muitas pessoas que não tem condições , que não tem uma casa uma família se quer , pegando resto de comida que o povo compra a marmita deixa no canto o resto eles pegam pra comer , vejo que no final da feira os moradores de rua ficam catando as coisas ate de madrugada para passarem a semana inteira com os alimentos que pegaram

    c--O que podemos ver nisso é que o que jogamos no lixo tem utilidadde para alguem que da muito
    valor à aquilo que não ultilizamos

    ADRIL SILPA Nº1
    FRANCISCO JUNIO N°12
    PAULO SEGIO Nº35

    1°C

    ResponderExcluir
  42. nome:Gláucia e Diely N°:44 e 11
    série/turma: 1° "M"

    a)O vídeo conta um pouco da historia do mundo em que nois vivemos,tipo: As pessoas trabalham para poder comprar o que comer, e como podemos reaproveitar dos lixos em que jogamos fora e que outras pessoas reaproveitam. O video tambem fala como os alimentos são produzidos e como as pessoas fazem de uma maneira fácil para ganhar dinheiro.

    b)Hoje em dia tem muito desses casos de pessoas que pedem na rua,e tambem pessoas que vão para os lixões para procurar algo que se reaproveite para comer.

    c)Eu gostei muito do video porque ele fala sobre o que estamos vivendo, pessoas trabalhando dignamente para comprar o que comer e outras que comem o que outras pessoas jogam no lixo, e tambem temos que fazer de tudo para ajudar as pessoas que precisam porque ninguem sabe o dia de amanha o que se pode acontecer, e que hoje tem pessoas que precisam e amanhar poder ser nois, então temos sim que ajudar as pessoas da melhor forma possível.

    ResponderExcluir
  43. A: Bom, o video relata o ciclo da vida humana, na qual tudo tem certo ponto de produçao, troca, venda e alguns elementos viram sobra, que vira alimento de certas pessoas, e por volta disso tudo gera um certo lucro e tambem acaba virando alimento de animais que passam a ter um valor maior e geram lucro ao seu proprietario.

    B- boom aqui no Distrito federal nao e muito comum se ver pessoas pegando comidas de lixos mais tem pois tem pessoas qe nao te condiçoes finançeiras de compra e poor isso pega os alimentos jogado fora .

    C- Esse video na verdade mostra a realidade do nosso dia a dia o ponto negativo e as pessoas qe pegam o resto de comida qe jogam no lixo para se alimentar e o positivo é que dessa forma de viver que pessoas conseguem colocar comigo em casa em cima dos lucros ganhos.

    Nomes: Guilherme Carvalho 22
    Daniel Braga 12
    Turma:1ºD

    ResponderExcluir