quarta-feira, 15 de setembro de 2010

ATIVIDADE: Leia atentamente o texto, reflita, discuta com sua família e siga as orientações para a realização da atividade

POLÍTICA, DEMOCRACIA E DEMAGOGIA


Vivemos em um Estado democrático por direito. Isto significa dizer que vivemos em um país onde existem leis que garantem nosso direito de escolher os representantes políticos por meio da democracia, no caso atual, por intermédio da maioria de votos computados para este ou aquele candidato.
Neste sentido, participar do jogo político é perfeitamente natural e vai além das eleições. Todo e qualquer ato social, socializante, reclamatório, reinvidicatório, de luta ou de justiça faz parte da ação política. Assim, por natureza, o ser humano é um ser social que por excelência é um ser político, o que o torna um ser social.
No entanto nem tudo são flores. No jogo político também há a presença da demagogia, sobretudo na política partidária de nossos dias. Veja o que Gilberto Dimenstein (2008, p. 228) escreve a respeito:

Muitos candidatos a cargos públicos usam este tipo de prática e abusam dele para obter apoio dos eleitores sem ter efetivo compromisso com suas promessas. Confiando no fato de que “a memória do povo é curta”. Vários desses políticos conseguem se reeleger sucessivas vezes atuando de forma clientelista, arrumando empregos para “cabos eleitorais”, aparecendo em inaugurações de obras de modo oportunista e usando outras formas para aparentar proximidade com o povo.
Portanto, a participação política é livre, e como a sociedade brasileira tem muitos problemas para serem resolvidos, é natural que as pessoas se organizem para fazer valer seus direitos. Mesmo assim, ainda há quem diga que não quer se envolver em política, geralmente pelo fato de essa palavra estar associada às práticas impróprias de parlamentares e governantes.
Entretanto, é importante que todas as pessoas percebam quer viver em sociedade exige posicionamento político em relação a uma infinidade de questões. Não é possível, portanto, que alguém deixe de exercer sua cidadania diariamente – mesmo quando não quer se posicionar sobre algum assunto, essa atitude também é política. Isto é, agindo assim caímos na omissão.
Em relação aos problemas que envolvem o exercício de cargos públicos, a população tem em mãos um poderoso instrumento para corrigir desvios. É o voto.

E o que você acha? Utilize a ferramenta “comentários” e deixe suas considerações e reflexões sobre política e o momento em que estamos vivendo na atualidade: suas perspectivas e expectativas; o que realmente você pensa sobre eleições; qual a importância da política para a sua vida, entre outras questões. Seja objetivo, porém coerente e elabore um texto crítico. Utilize no máximo 06 linhas (sugestão: escreva primeiro no editor de textos e depois “cole” nos comentários). É fundamental que após as considerações escreva seu nome completo, número, série e turma! Esta é a atividade e boas reflexões...

277 comentários:

  1. nome: rebeca dantas fernandes nº 33
    serie/turma: 1ºf

    Em relação a politica,é um tema profundo para ser tratado,mais hoje em dia é um tema muito questionado por causa dos homens do poder.Na atualidade, em relação ao aspecto público,estamos diante de muitas desconfianças.Não é fácil discutir a questão da poltica nos dias de hoje,mais ela está presente dia-a-dia em nossas vidas,somos responsáveis politicamente por uma sociedade democrática para todos.

    ResponderExcluir
  2. A política hoje está associada a corrupção,contudo somente as pessoas podem mudar isso através do voto,o voto deveria ser facultivo já que a maioria das pessoas votam sem fazer uma reflexão da importância do mesmo.Existirá uma política honesta quando soubermos o valor do voto.

    Alysson Mayron Silva Araujo nº01
    série/turma:1ºB

    ResponderExcluir
  3. A política é um assunto muito complexo, mas temos que tratar desse assunto , pois ele nos interessa em todos os aspectos. A eleição é o método mais prático e eficaz para esse tipo de processo.A política tem sempre uma grande importância para a sociedade como um todo, pois é a partir dela que o município , o estado e o país vão ter a sua melhora ou vai continuar como sempre foi. Por isso que no dia 03 Outubro todos devem votar conscientemente.

    vitor silva dos santos
    n°: 41 1° C

    ResponderExcluir
  4. A politica é uma das formas que a populaçao tem de mudar, protestar e até mudar o futuro de um pais.Mais o que acontece é que nao damos o valor e nem se quer temos metade da noçao do que significa o voto.Temos em mao a chave do futuro, só basta analisar bem que iremos mudar tudo.

    JARDIEL FERREIRA ALVES DE LIMA n° 19
    SERIE/TURMA:1A

    ResponderExcluir
  5. A politica e uma forma muito forte de se expressar hoje em dia. Por isso ella esta contida com uma grande população que tem seus direitos de protestar para mudar o rito não so no Brasil como em outros lugares. O que esta gerando uma rede de politicos que ajudam e destroi o Brasil.
    Não tem como so pensar em pequenos poblemas sabendo que o Brasil gira em torno de varios poblema. E um desses poblemas são os politicos conrupupitos mas nem tudo gira em torno de corupição. Temos candidatos forte que sabe o que querem basta saber esperar e escolher aquele que te oferece a melhor opição. por isso a melhor opição que faz um Brasil melhor.



    TARCISIO SOUTO DE SOUZA
    1° B Matutino

    ResponderExcluir
  6. Atualmente a política em nosso país está muito desequilibrada, com muita corrupção e poucos feitos para a população. Os políticos deveriam levar a política mais a serio, pois é a população que sofre as conseqüências desse mundo cheio de corrupção. Por isso que existem as eleições e é também uma forma de nós eleitores protestarmos contra isso. E cabem a nós eleitores escolher as pessoas certas para ocuparem os cargos eleitorais.

    Kariny A.S.O. Santos
    n°:20
    1° C

    ResponderExcluir
  7. A MINHA OPINIÃO SOBRE ESSE ASSUNTO É QUE NÓS DEVERIAMOS PENSAR MAIS SOBRE O NOSSO VOTO. PORQUE QUANDO VOTAMOS ESTAMOS ESCOLHENDO UMA PESSOA PRA CUIDAR DO NOSSO PAIS, E ESSA É A UNICA CHANCE QUE TEMOS PRA MUDAR TUDO. OS POLITICOS HOJE EM DIA ESTÃO MUITO CORRUPTOS POR ISSO DEVEMOS PENSAR MAIS SOBRE ISSO.

    CAROLINE LUCENA 1º 'A' Nº 44

    ResponderExcluir
  8. a politica e algo que deve ser discutido sim, porque o futuro do nosso pais esta nas maos deles entao acho que devemos analisar bem em quem iremos votar,porque seram eles que iram cuidar do nosso pais por mais 4 anos entao se nao for um trabalho justo limpo organizado infelismente o brasil se tornara um caos. raudina de brito marques 1a n 33

    ResponderExcluir
  9. Vivemos um momento de expectativa de qual será as próximas cabeças que iram guiar nosso país, estado, cidade.
    E há pouco tempo vivemos uma crise política ou será que sempre esta acontecendo uma crise política?
    Época de eleições tempo de parar e refletir eu sei o que política? Não, a maioria de nos não sabemos o que política e nem qual o serviço que cada político faz. Desde pequenos aprendemos que o nosso voto não vale nada que só existir um político pior que o outro e ai escolhemos o menos pior. Deveríamos acordar e pensar eu quero saber mais sobre o que cada político faz qual o meu direito e deveres o que posso fazer para contribuir para melhorar a minha posição em relação a sociedade pois a política é feita por nos e para nos . Se não nos conscientizarmos nada mudara!
    o nosso voto é uma forma de protesto, e de realmente sermos consciente e muda o rumo da política no brasil.

    Mariane Santos A. da Silva 28 1°c

    ResponderExcluir
  10. Primeiro que na minha opinião todos nos somos livres e assim podemos exercer o direito de sermos livres, então não podemos votar em um politico so porque ele promete alguns "presentes" para nos, o certo seria pensar, pesquisar, refletir e então votar em um politico que realmente ajudasse o nosso país. Depois não existir um politico perfeito que nao roube ou faça alguma coisa errada como por exemplo nessa eleição que cada um questiona um ao outro, mais o que muitos não sabem e que no governo de Lula tivemos um grande avanço no Brasil tanto em desenvolvimento quanto em educação e ainda foi o unico presidente que tirou o Brasil da divida com o FMI(fundo monetário internacional ) desde a cosntruçao de Brasília, então cada um candidato tem sua história o então o eleitor deve saber o que cada politico e seu partido tem feito ao estado, cidade, país e então assim continuar execendo seu direito de voto.

    Nome: Igor Alves Lopes Nº 16 1ºB

    ResponderExcluir
  11. A politica é uma classe de ordem ,onde se ''apoiam'' onde o brasil está nas mãos dos eleitores devemos saber e contribuir com nossos votos para melhorar o nosso pais brasileiro onde vivemos , apesar que nao existe politico certo , mais nós devemos ia atras pra saber se a gente colocou uma pessoa de confiança .
    LUCIVANIA CONCEIÇÃO 1° ''E'' N° 20

    ResponderExcluir
  12. Devemos exercer os nossos direitos de cidadaõ para escolher os nossos candidatos o nosso voto deve ser valorizado e ocorrer de forma conciente.Devemos voltar em politicos com um passado limpo e com propostas voltadas para melhoria de vida da sociedade
    Nome :Maria das Dores Fernandes Vieira
    Turma: 1k

    ResponderExcluir
  13. A demagogia politica não se extingue, pelo contrário, vem aumentando mais e mais, e infelizmente muitas pessoas se deixam levar por esse male. Outro fator que preocupa as pessoas de bom senso é o aumento do fundamentalismo e da subjetividade fechada, o fundamentalismo político que se espalha, com seus discursos que levam á falsas situações e promessas de defesa do bem, muitas vezes ligados com o fundamentalismo religioso, onde a maioria das pessoas costumam acreditar. Apesar da forte influência causada pelos políticos e suas “promessas”, vivemos num país democrático, onde conquistamos o direito de decidir á quem votar ou o que queremos para a vida política nacional, agora o que nos resta é saber usar esse benefício á nosso favor, sabendo o que é certo, ou no caso da política no nosso país, o menos errado. Então fica a dica, vamos votar naqueles que faram o Brasil e Brasília crescerem, e não aqueles que afundaram mais o que precisa ser melhorado.



    SÉRIE/TURMA: 1º 'B'

    THAINARA FRANÇA ALBUQUERQUE

    NÚMERO: 38

    ResponderExcluir
  14. Eu penso que antes de votarmos,devemos conhecer bem nossos politicos,conhecer bem suas proposta,
    tentar colher o maximo de informaçoes sobre eles(candidatos);Devemos pensar bem antes de votar saber se esse candidato escolhido ira mesmo fazer tudo aquilo que prometeu e se e issu que queremos para Brasilia,o lugar onde moramos e gostamos tanto!!!!
    Aluna:Joyce Adriana De Albuquerque Costa
    Numero:17 Serie/Turma:1ªk
    Turno:Matutino

    ResponderExcluir
  15. Concordo com o que o Allyson colocou... Voto deveria ser facultativo ...Votar por votar é pior você elege um candidato Corrupto e depois ainda reclama...Venhamos e convenhamos se tivesse pensado antes num precisaria de reclamar agora...E tem mais na época que o povo queria votar não podia...Hoje nem faz mais diferença
    Essa é minha Opinião
    Alana Brenna
    número:02 1ºC

    ResponderExcluir
  16. A minha consideracão é qué não tem politico que naõ roubi todos tiram proveito do dinheiro publico por que ele pensa que naõ vai ser discuberto i acaba roubando dinheiro que é pressiso para melhorar os hospitais, escolas ,salarios e etc...mais acho que eles naõ pensam. Eles estaõ roubando eles mesmos porque eles tambem pagam impostos mais os mais prejudicados e a proria populaçaõ mais depois quem sofre e ele que vai ser investigado e talveis acaba ate na cadeia.
    bruna carolina n*7 turma1E

    ResponderExcluir
  17. Gostaria muito de colocar um comentário útil aqui. Mas eu não sou a pessoa ideal para falar de política. Pra mim são tudo um bando de ladrão, sem o que fazer.
    Luciane 1º "A"

    ResponderExcluir
  18. bom pra mim tem politico q quer
    ajudar mais eles acaba indo pela cabeça
    de outros ai sab ne é roubo na certa !!

    pra mim politicos são todos um bando de faz nada
    só querem o dinheiro dos pobres !!!

    tipo eles pegam 1 milhão de reais para fazer uma obra
    ai tipo 300 mil ele pega pra ele no moco isso é errado !!!!

    filipe do espirito santo da silva
    N°18 1°H

    ResponderExcluir
  19. Na minha opiniao todo politico roba,mas a os que robao e fasem alguma coisa e outros que so robao mas nao fasem nada.Mas e muito importante que todos votem para tenta melhora o futuro do pais.Todas as pessoas devem pesquisa bem seu candidato antes de vota para que nao faça a escolha errada.Ha varias pessoas que nao ta nem ai para a politica,e acabam vendendo seu voto e elejendo politicos corrupitos , esquesem que o futuro do pais esta em jogo.E se eu podese vota tentaria faser a coisa certa.
    NOME:WENDER NUMERO:42
    SERIE/TURMA:1 B

    ResponderExcluir
  20. Na minha opinião, política é um tema complexo, porque quando falamos da corrupção existente no poder estamos esquecendo que se eles estão lá é porque o povo colocou eles lá atravez do voto e deu poder para ele fazer o que ele quisesse. Para mudar essa realidade é necessário conhecer bem em quem votamos para nos representar, o problema é que nem todos se preocupam com isso e acabam votando por obrigação e perdendo a chance de mudar o futuro do país.
    Nome:Érick nº:12
    Série/turma: 1ºB

    ResponderExcluir
  21. Nome; Adrielle Silva Nº ; 01

    Serie/Turma; 1ºA

    Eu acredito que existe vários políticos que seu objetivo
    É ajudar as pessoas mas o dinheiro sob a sua cabeça
    E no final ele quer que as pessoas continuem amando
    Ele mais as pessoas o exclui totalmente,sendo que a
    Culpa também é das pessoas pois foi elas que o elegeu
    E pois ele no colo .ele começou a se sentir superior aos outros

    ResponderExcluir
  22. Pra mim a política é uma coisa muito séria, nós temos que analisar bem as propostas de quem vamos votar.
    Para achar um candidato bom é impossível, pois pra mim são tudo um bando de sem vergonha querendo roubar o dinheiro dos pobres trabalhadores.
    Mas temos que votar no melhor que acharmos, pois o nosso país estará nas mãos dele.

    Luciane Mateus da Silva Nº- 26 1º "A"

    ResponderExcluir
  23. Eu penso que, a maioria das pessoas que se candidatam a esses cargos públicos, apenas pensam em se beneficiar com todas as regalias que lhes é oferecida. E, como nem todos dão o devido valor ao seu voto, e estão tão descrentes porque política é sinônimo de corrupção, dão a chance à essas pessoas que nada fazem à população, votando em qualquer político sem tomar as devidas precauções. Mesmo desacreditando, devemos ter o cuidado de pesquisar sobre o candidatos que pretendemos votar, para não piorar o que já está péssimo. Faça sua parte, tenha consciência e um pouco de fé.

    Jessica Gomes de Almeida nº13
    Série/turma: 1ºK

    ResponderExcluir
  24. nagla aparecida
    serie/turma1c=33
    voto para muitas pessoas e usada como arma para ter vantagens em alguns beneficios varias pessoas trocam sua unica chance de fazer um "brasil melhor" por um simples consulta no medicos; dinheiro etc... agora como eles estao se querendo se candidatar sao amigos vao em nossas casas fala ate que te ama se for preciso nao aguento mais tanta falsidade; vejo o horario politico fico muito revoltada com tanta mentira vejo os noticiaros ai q me mais revolta politco tentando banalizar o outro; pessoas a horas em filas de hospital ;filho que mata pai politico escondendo dinheiro na suas vestes;sou uma pessoa realista sei q deu uma boa melhorada; pouca mais deu mais para ser um pais melhor precisamos de mais

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. O País seria uma desordem sem a constituição, sem a democracia e sem alguém para governa-lo. Mas só porque temos tudo isso não significa que a ordem é respeitada... Precisamos exercer o papel de cidadão de um modo mais participativo, conhecendo melhor as propostas dos canditados analisando qual se adequa ao que o País necessita, não podemos deixar passar a desonestidade dos políticos e "abandonar" o República alegando não ter capacidade para organiza-la; Pois podemos e devemos mudar através do voto.

    Thalita Dos Santos Rodrigues 1°E - n° 40

    ResponderExcluir
  27. TAMIRES MUNIZ B. DA SILVA
    1° K N° 41
    ALEM DA CORRUPÇÃO QUE ANDA OCORRENDO ACHO
    QUE A POPULAÇÃO PRECISA DE MAIS INFORMAÇÕES PARA PODER VOTAR EM ALGUEM QUE VALHA A PENA,PARA VER SE O NOSSO PAÍS TEM ALGUMA MELHORA .AS PESSOAS ANDAM VENDENDO SEUS VOTOS POR FAVORES ,ENQUANTO O SEU VOTO PODERIA AJUDAR MAIS PESSOAS EM TODO O PAÍS .NO MEU CASO ESTOU TÃO DESCRENTE COM A POLITICA QUE NEM SINTO VONTADE DE VOTAR

    ResponderExcluir
  28. Acho que a política hoje em dia está mais voltada para os próprios candidatos do que para o progresso do país, os candidatos hoje em dia querer se eleger mais por ganância e não por um futuro melhor. Não gosto de falar muito sobre política por que acho que é um assunto delicado e muito complexo para se discutir, mas de grande importância para a sociedade Brasileira.

    Nome: Guilherme Augusto de S. Silva
    Nº: 14
    Turma: 1º 'F'

    ResponderExcluir
  29. Professor, considere meu texto que está um pouco grande, mas é porque eu estava muito inspirada, mas ele ficou legal, espero que o senhor goste.

    Falar sobre política é um pouco complicado, atualmente políticos estão cada vez mais se associando à corrupção, mas não existe político 100% certo ou errado, existe aquele que faz a diferença, que cumpri com suas obrigações. Mas a política está assim, é por causa do voto obrigatório, pois muitas pessoas não gostam de política, assim por não “perderem” nada acabam vendendo seus votos e por a multa ser de baixo valor muitas gentes não vota e esses votos de certa forma acabam ajudando o político corrupto. Tem que existir alguém que nos governe, mas tem que ser uma pessoa com antepassados bons e que saiba administrar bem sua profissão, não adianta querer eleger um amigo sendo que ele, por exemplo, é um guarda de transito porque ele não irá fazer coisa certa, apenas entrará na lista das promessas não cumpridas. Então no dia 03 vamos votar conscientemente que nosso voto poderá mudar nosso país para melhor, ou pior.

    Nome:Quéren Hapuque N°:32
    Série/turma:1° "E" Data: 22/09/2010

    ResponderExcluir
  30. A política atualmente séria boa se não ouvesse tantas corrupcões,até mesmo quem pareçe ser confiavél,pode nós enganar com promessas falsas.
    Eles podem muito bem mentir para ganhar votos e não fazer nada do que prometeu depois.
    Por isso temos que votar conciênte ,procurar saber tudo dos candidatos,para fazer uma boa votação.



    Nome: Vanessa pereira Santos n° 40
    série/turma : 1° "B"
    O Brasil é rico ,o problema e a corrupção,vamos tentar mudar essa história.
    Vamos fazer um brasil melhor para todos!

    ResponderExcluir
  31. A política brasileira é moderníssima mas os nossos políticos são antiquados e individualistas, votam em causas próprias e não deixam que o povo participe. Enriquecem com a miséria e a ignorância da população menos prestigiada,depois de uma sucessão de presidentes o povo passou a não ter qualquer tipo de interesse sobre politica logo após fomos condicionado a achar isso uma grande palhaçada isso ocorre mais não é culpa nossa porque La atrás criou-se esse condicionamento pra fazer com que toda população não se interessasse por política ou qualquer interesse em saber o que é um deputado federal ,um senador, um vereador, por que não há qualquer interesse político em fazer com que a maioria da população aprenda esse tipo de coisa.Atualmente o povo brasileiro pensa em seus próprios interesses acabou o espírito da coletividade,então o cara vota no candidato simplesmente porque ele vai ajudar sua classe social ou vai da 150 reais pra sua família só por que ele é pobre.Por que agente não vota pensando em quem vai realmente melhorar o pais agente vota naquele que a considera menos pior .E é assim a triste realidade da política brasileira...!!!!!!

    Sabrina de araujo sousa
    1°B

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. A politica é uma dos fatoras que a populaçao tem que ser mudada, protestar contra políticos que não fazem nada.Mais o que acontece é que não temos o nosso direito, como o nosso voto.Temos como voto a chave do futuro, só basta agente querer.
    Marcelo Henrique 27
    1°A

    ResponderExcluir
  34. Minha opinião é que a maioria desses políticos fazem dos seus cargos uma verdadeira “mina de ouro” esquecendo que primeiramente eles estão ali para representar o povo que depositou seu voto em confiança dessa pessoa na esperança de melhoras e comprimento de tais promessas feitas por ele. Só que quando essa pessoa chega no poder, ela simplesmente esqueceu ou finge que nunca falou de tais promessas e pensam apenas em si mesmas , fazendo leis que beneficiem eles e seus aliados.
    Aluna:Larissa Yorrana da Conceição . nº:21
    Turma:1º “K”

    ResponderExcluir
  35. Deixar de votar, ou simplesmente, votar nulo, é deixa que os outros decidam por você o que é seu, e vender voto, é ser corrupto assim como o candidato que compra o voto, ou pior do que ele, por que ele se corrompe por muito e você por pouco.

    Bruna de Sousa(n°07), 1°k

    ResponderExcluir
  36. LUCAS LOURENÇO DE OLIVEIRA - Nº: 24
    SÉRIE/TURMA: 1º C.

    O maior erro dos cidadãos brasileiros é o sentimento de que a política não está relacionada à vida deles, seja no hospital público que ele precisa, no preço do seu feijão ou na relação harmoniosa que precisa ter com seu vizinho, tudo é política, e a chave para que o nosso país consiga se desenvolver e tornar a democracia algo real e para todos é a consciência de o seu voto, por mais que seja só um, tem sim uma grande importância.

    ResponderExcluir
  37. Nome:Felipe de souza mota cavalcante
    n°09 serie/turma:1° 'E'


    A politica hoje em dia é muito utilizada para a corrupção,as eleições tem que ser muito bem analisada pela população,para não cometermos algum erro.A politica e importante para todo o mundo porque, o politico que representa todos nois lá no poder,expectativa é que a ficha limpa de certo para acabar com a corrupção

    ResponderExcluir
  38. A politica e um tema interessante a ser comentado, Bom na minha opinião não há polito "santinho" todo politico ( mesmo aqueles q não aparentam ser) acaba fazendo o ato de corrupção, mas ate agora o melhor governo foi o Lula, por que ele pago a divida q o Brasil tinha com o FMI(Fundo Manetario Internacional). Eu acho que foi o unico que não roubou o Brasil.

    Felipe W. S. Meireles N* 17 1*D

    ResponderExcluir
  39. NA MINHA OPINIÃO, ANTES DE VOTAMOS DEVEMOS ESTUDA MELHOR AS PROPOSTAS DITAS PELOS CANDIDATOS , PORQUE MUITAS VEZES ELES FALAM FALAM E QUANDO SEJA NA HORA DA ELEIÇÕES ELES NÃO FAZEM NADA DO QUE FOI PROMETIDO ANTES.E DEVEMOS LEMBRA QUE NÓS TEMOS NAS MÃOS O PODER DE MELHORA O BRASIL, OU SEJA, NUNCA VENDA SEU VOTO POIS VOÇÊ ESTARA COLOCANDO O FUTURO SEU E DE MUITAS PESSOAS EM RICO,OU SEJA, VOÇÊ ESTARA DISTRUINDO UM BRASIL QUE PODERIA SER MELHOR DO QUE JÁ E.


    NOME;JULIANA VIEIRA DA SILVA
    SÉRIE/TURMA:1”B”
    NÚMERO:22

    ResponderExcluir
  40. a palítica está presente em qualquer ato social,quanto a isso não há o que discutir.cabe a cada um de nós exercermos nosso papel de cidadão e conhecermos bem o candidato que pretendemos votar e obviamente não nos vendermos a demagogia barata apresentada pelos mesmos."As escolhas que fazemos hoje,determinam o amanhã",lembrem-se disso sempre

    ADRIANA KAROLYNA
    Nº1 1ºF

    ResponderExcluir
  41. atualmente,muitas pessoas acreditam que o povo contribui para o aumento da corrupçao politica,porém essas pessoas descartam a hipotese de que apenas votamos naqueles que acreditamos serem honestos.muitos politicos mentem durante a eleição,e pelo menos 90% deles roubam o dinheiro reservado a construçoes beneficientes à sociedade.
    Danilo Oliveira Nº09
    "1ºB"

    ResponderExcluir
  42. Em minha opinião Gilberto Dimenstein este correto sobre seu comentário. Mas eu acho que só poderia entrar na política verdadeiros lideres que tivesse apoio por sua liderança positiva (como um líder comunitário, que faz ações que ajudam a comunidade) e não liderança negativa (liderança de promessas falsas,e arranjando trabalho para cabos eleitorais como relatada no texto). Lideres que realmente ira mudar a nossa comunidade e ate a sociedade em si; pessoa realmente competente, e capaz, Um líder que seja destaque no seu grupo ou ate na sociedade. Na nossa escola podemos ver pessoas que são líder que ajudam a sala quando os professores passam trabalhos que precisa da turma toda unida, e ele e o primeiro se manifestar e ajudar a pessoas para fazerem o trabalho. Nesses pequenos atos podemos saber que realmente e um líder que poderá ajudar não só uma sala, mas também a comunidade. Essas pessoas que devem estar na política; por que a política não local de ganhar dinheiro, mas sim de ajudar a comunidade.


    Matheus da Silva Juvelino n°:30

    1°J

    ResponderExcluir
  43. Andressa Sthefanny 1º D

    A política é uma merda, os políticos passam seu tempo procurando maneiras de dominar e controlar a população brasileira, pessoas que muitas vezes são burras e ignorantes e não sabem nada sobre política, basta somente cortar uma verba da educação e colocar em estádios de futebol e assim da mesma forma todos ficarão felizes, a questão é.. eles sabem que deixando você burro ,sem saber o que está fazendo ou em quem está votando fica mais fácil de se eleger e aumentarem seu próprio salário quase de mês em mês, enquanto o povo se afunda na lama e na ignorância, se as pessoas se aprofundassem no assunto iam ficar revoltados por terem sidos piadas para outros países, quando o conformismo acabar terá acontecido o primeiro passo, e deixaremos de ser grandes babacas.

    ResponderExcluir
  44. Muitos políticos hoje em dia são julgados pelo ato de corrupção e desvio de dinheiro,muitas vezes o candidato se elege só para sentir o "cheiro" do dinheiro da cidade,acabam prometendo vários benefícios para a cidade mas não cumprem nada que eles prometem.Por um lado o voto é um importante instrumento para o nosso país, que dá o direito de você escolher seus candidatos, o problema disso é que na nossa sociedade as pessoas não votam com consciência e elegem os candidatos corruptos e acabam com a chance de mudar a história do país para ser um governo honesto e de dignidade. por isso vote com honestidade e decididos dos seus candidatos.

    Leonardo Rodrigues Brito de Medeiros
    1°G
    N°:23

    ResponderExcluir
  45. Na minha opinião votar é um direito nosso mas muitas vezes deixamos nos levar por dinheiro ou esperanças falsas, é errado acharmos que depois das eleições os candidatos vão nos dar apoio, na minha opinião eles só querem seu voto e garantir o futuro pessoal deles..

    Galdino Rodrigues
    N; 12
    1 f

    ResponderExcluir
  46. Na minha opinião muitas pessoas usam a política, para fazerem corrupções,para levantar falsas esperanças ao povo,muitos deles só se candidatam para roubarem cidadãos trabalhadores que quase nem sempre tem um dinheirinho para sustenta a sua própria família,isso pra deixar as suas contas em dias, sabendo ele que tem um bandido na político roubando o que ele suaram pra conseguir...Isso é o que eu penso da política..

    Nome: Juliana Aparecida
    Nº:22
    Serie/turma: 1ºF

    ResponderExcluir
  47. Estamos vivendo um momento de extrema importância para a democracia, a eleição é o símbolo máximo de cidadania,expectativas são sempre criadas mas no entanto nem sempre os discursos promovidos são verídicos, uma pena pois as idéias são muito boas mas o que falta são pessoas dispostas a trabalhar.
    Por mais que política seja em nosso país motivo de piadas e discursões, vejo eu uma importância fundamental para um país democrático como o nosso,principalmente para nós jovens pois uma boa politica pode fundamentar uma boa vida futura.
    A política em meu modo de ver é uma forma justa e eficiente de governo mas é mal ultilizada no Brasil, há o que se aprimorar para que funcione bem, mas creio que o Brasil está no caminho e que talvez um dia funcione bem.

    Noah Gabriel numero:26
    1°E

    ResponderExcluir
  48. Política. O que dizer sobre esse processo em que o nosso país vive de 4 em 4 anos? Crítcas, somente críticas.
    Atualmente vivemos em um país democrático, onde a vontade da população era pra ser em primeiro plano, onde as reivindicações populares eram pra ser supremacia juntamente com o bem estar social. Mas não, vivemos somente de promessas de candidatos que batem à nossa porta prometendo o que não QUEREM cumprir. Vivemos como escravos à merce do pouco que retribuem a nós, por tantos impostos pagos em dia
    Não conseguimos mais associar política com melhorias, como o que era para ser, só conseguimos encontrar similares juntamente à corrupção.
    O povo brasileiro tem em suas mão uma ferramenta importantíssima que pode mudar o futuro da nação, mas infelizmente não vai atrás para saber se a 'ficha' é realmente limpa.
    Sou totalmente descrente sobre o sistema político brasileiro, minhas expectativas são mínimas. Pois a cada dia que passa vejo a educação nas piores consições, a saúde e a segurança em situações deploráveis. Tudo isso em virtude das nossas escolhas e do medo que gira em torno de todos nós que não nos permite ir atrás dos nossos direitos.
    Assim caminha a humanidade e o sistema partidário brasileiro. O que vale são os acordos de conveniência, a esperteza política. O resto fica em segundo plano.

    Francisca Vieira Nunes - Nº 14 - 1º G

    ResponderExcluir
  49. Em minha opinão a gente tem que olha seus antencidente e fixa limpa e conhecer os candidatos primeiros,se eles é capaz de ajudar a sociedade e fazer o melhor para que nosso país ter governantes de confiança
    mais emprego para a população.
    Edna Maria Nascimento de Menezes N°10 série 1°turma "J".

    ResponderExcluir
  50. Em relação a politica, nos dias de hoje é um tema muito questionado por causa dos das pessoas que estão no poder.Na atualidade, em relação ao aspecto público,estamos na frente de muitas duvidas.Não é fácil falar sobre a política hoje,mais ela estará em nossas vidas sempre,todos nós somos responsáveis politicamente por uma sociedade democrática para todos no país ou no estado em que vivemos.

    GUILHERME LINHARES DE MACEDO
    1ºD Nº23

    ResponderExcluir
  51. A política é a liberdade de se expressar e de ter uma opinião. A função de cada brasileiro tem é bastante questionada, pois o voto é livre e secreto assim cada qual com sua escolha, política, é coisa séria e não apenas para ser lembrada em períodos de eleições.

    Ana Cristina de Sousa Siqueira
    1ªano turma E
    nº01ª

    ResponderExcluir
  52. Kelly Dayane
    1D N:30
    Em minha opinião a politica que estamos vivemdo ñ está nada facil ,pois na verdade esta uma desordem total.Ñ sabemos se podemos realmente confiar nos candidatos,é em suas prostas ,pois temos motivos suficientes p/ duvidar de cada candidato.A bagunça está grande que um candidato de ficha suja se candidata ao governo ,faz propaganda politica etc,a justiça demora para avaliar o caso .que em minha opinião ñ deveriam neim ter pensado ,pois se e lei candidatos de ficha limpa pq a demora p/ ´´expulsar um de ficha suja .É nesses acontecimentos que o eleitor fica na duvida ,pois temos medo de dar o nosso voto p/alguem que realmente acreditamos que vá fazer algo bom la no governo.Minhas expectativas ñ são tão boas pq eu ja neim sei se devo confiar ,espero q algum desses politicos realmente faça alguma coisa pra valer a pena .Acho mt importante a politica em nossa sociedade pq e atraves dela q encontramos poder de democracia ,nos sentimos ulteis ,pois a decisão e expectativa de um mundo melhor depende apenas do elitor .pq eli tem o poder de eleiger alguem que tenha POTENCIAL p/ governar .

    ResponderExcluir
  53. Ao meu ver, se um político é corrupto, desvia dinnheiro público e etc, a culpa é nossa. Nós temos em nossas mãos o poder de mudar o futuro, o voto, mas não o usamos corretamente, e o resultado dessa má escolha é o futuro que a nossa nação leva.
    Antes de votar, o mais coerente seria pesquisar o passado do seu candidato mas nunca fazemos tal tarefa, e quando um outro corrupto é eleito, jogamos a culpa nos outros

    ANA KAROLINA DE AZEVÊDO GOMES Nº 02
    1º ''B''

    ResponderExcluir
  54. Atualmente estamos vivenciando uma politica com muita corrupção tendo politicos que mentem descaradamente , fazendo promessas e não comprindo,e apesar da politica ser democratica ,infelizmente nem sempre os candidatos que a população escolhe é o mais preparado para exercer o cargo, pois não sabemos distinguir qual o melhor para nós.


    Nome : Bruna Alves Baptista nº05
    Série: 1º "E"

    ResponderExcluir
  55. É através das eleições que escolhemos as pessoas que comandarão os poderes legislativos e executivos, a política eleitoral tem importância direta e fundamental na vida de todos nós, todos os dias.

    Viver em sociedade pressupõe necessariamente aceitar as regras estabelecidas pela maioria, a política é o instrumento de discussão e definição dessas regras, que depois de aprovadas têm que ser respeitadas e seguidas por todos, mesmo por aqueles que se omitirem da discussão ou discordarem dela.
    somos nós quem decidimos quem é que pode estar no poder é atraves dos nossos votos que vai ser eleito um candidato,entao nós temos que pensar e analisar quem realmente vai lutar pela nossa melhoria,quem vai ajudar o nosso brasil a ir para frente.

    nome:Thalita Noyanne Nº:39
    serie/turma: 1º "F"

    ResponderExcluir
  56. Acho que os cidadões acreditam que existe algum político ético,mais na verdade não podemos confiar nisso ,pois hoje o que se tem são políticos mentirosos e que querem usar de má fé a inocência dos cidadões,hoje em dia necessitamos de homens preparados e idôneos para contagiar, com seu exemplo, a outros de forma que alcancemos níveis excelentes de satisfação e eficiência.Não gosto de eleição e espero que ainda tenhamos alguém leal.

    Flávia Santos n°19
    Série/Turma: 1° H

    ResponderExcluir
  57. Não gosto de politica e uma fase onde só existe mentiras,acho que a eleição e boa em relação de os cidadões poder escolher quem irá cuidar de nosso pais,mais acabamos escolhendo de alguma forma só pessoas erradas,afinal já estamos tão acostumados com as mentiras que nem sabemos mais distinguir de quem fala a verdade,isso é se existe a verdade. Já não se pode mais obstruir o crescimento do país, com discussões estéreis.Espero que um dia podemos encontrar pessoas que possam levar no pais para frente.

    Sullamita Santos n° 39
    Série/Turma: 1° H

    ResponderExcluir
  58. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  59. Hoje em dia os Politicos que se candidatam são na maioria corruptos,então naum tem pra onde correr, sempre vamos eleger alguem que não é capaz de governar ou de comandar no senado,a politica na minha persepcão é uma coisa sem ética e moral,eu ainda naum voto,mas se eu fosse votar,m votaria em branco pra todos os cargos,espero que os eleitos esse ano leve o País para frente.


    Tiago Pinheiro Gomes n°38
    Série/Turma: 1° M

    ResponderExcluir
  60. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  61. Posso dizer quem hoje em dia não se pode mais confiar em ninguém, pois quando você esta ganhando, estão ali do seu lado, mas quando esta perdendo " Quem é seu Amigo".Os Candidatos de hoje não podemos confiar pelo simples fato de usarem da inocência dos Cidadões para poderem ganhar seu lugar. Inventam mentiras, propostas quase impossíveis de serem feitas ou acabam comprando votos, uma coisa que não concordo. O que será do nosso mundo se nos mesmos não o ajudarmos, escolher o que acharmos certo. Vendendo o nosso voto estamos colocando nas maos de outros o futuro do nosso do meu pais. Temos que aproveitar essa oportunidade que nos cidadões temos de escolher o rumo do nosso pais , de escolher o certo para assim termos um mundo melhor . Espero que um dia melhore isso que chamamos de Política.

    Sarah do Monte De Sousa n: 41
    turma/serie : 1º D

    ResponderExcluir
  62. BEM OS POLITICOS HOJÉ EM DIA SÃO MUITO CORRUPTOS,NÃO TEMOS MAIS EM QUEM CONFIAR,POIS SABEMOS QUE VAI SER BEM DIFICIL ACHAR ALGUÉM QUE VAI CONSEGUIR GOVERNA O NOSSO PAÍS.A POLITICA NO MEU VER É ALGO QUE NÃO FAVORECER MUITO A SOCIEDADE, POIS ELES ROUBAM MAIS DO QUE UM PROPRIO LADRÃO.ESPERO QUE ESSE ANO PODEMOS ACHAR UM CANDIDATO QUE POSSA MUDAR O NOSSO PAÍS.

    NOME:JANAINA PEREIRA DE SOUZA
    SERIE/TURMA:1ªN
    Nª:14

    ResponderExcluir
  63. A política é um assunto muito complexo, mas temos que tratar desse assunto, pois ele nos interessa em todos os aspectos. A eleição é o método mais prático e eficaz para esse tipo de processo. A política tem sempre uma grande importância para a sociedade como um todo, pois é a partir dela que o município , o estado e o país vão ter a sua melhora ou vai continuar como sempre foi. Por isso que no dia 03 Outubro todos deve votar conscientemente. Na atualidade, em relação ao aspecto público, estamos diante de muitas desconfianças. Não é fácil discutir a questão da política nos dias de hoje,mais ela está presente dia-a-dia em nossas vidas,somos responsáveis politicamente por uma sociedade democrática para todos.
    Cássio Isaias de Camargo oliveira n°09
    Serie/turma:’’h’’.

    ResponderExcluir
  64. Na nossa opinião política não quer dizer só corrupção,teve muitos candidatos que fizeram coisas para o melhor da nossa cidade e o melhor para algumas pessoas. Mais a política só é boa atrávez do canditado que escolhemos se pesguisarmos mais sobre eles aí quem sabe eles fazem desses 4 anos de comando umas coisas boa pra futuro da nossa cidade e do nosso país.Mais tambem não podemos deixar de falar que ah muita corrupção na política.

    Brenda lopes n°05
    Emanuelle silva n°10
    1°"A"

    ResponderExcluir
  65. a politica é um assunto muito importante, pois esses politicos irão assumir o cargo durante 4 anos, por isso é bom pesquisar as propostas e se esse politico tem fixa limpa, hoje em dia tem alguns politicos comprando votos ou mentindo , por isso é muito importante refletir e pesquisar o candidato antes de votar para o país ter um futuro melhor para todos. RAI EULLER 1ºB Nº45

    ResponderExcluir
  66. A política do Brasil algumas vezes tem sido muito eficácia, e outros momentos bastante corrupta. Este é um ano de decisão, para sabermos qual o rumo que o nosso país irá tomar. O nosso voto será o reflexo disto. O voto consciente, precisamos cada vez mais nos responsabilizarmos para que isso aconteça, pois é uma decisão de extrema importância. Dentre esses 8 anos do governo de Lula, achei que o Brasil caminhou, conquistou (e teve, claro, momentos de grandes tensões), abrangeu novas áreas e principalmente tem demonstrado importância com o meio ambiente No dia 03 de outubro iremos votar para ver se o Brasil irá regredir ou progredir. Por isso que o voto limpo e CONSCIENTE é necessário.

    Estefani Kerollenn Sampaio Venzi Nº 12
    Série/Turma: 1º A

    ResponderExcluir
  67. O voto é um instrumento democrático que existe desde a atitiguidade. Incialmente limitado a algumas classes e grupos sociais. Sendo negada a mulheres, jovens, pobres ou escravos. Sabe-se que com a globalização, o mundo mudou, então as formas de participação social tambem deveriam ter sido atualizadas, e apliadas para o ritmo da atualidade., tornando-se mais dinâmicas e nao se resumindo apenas a um voto. Democracia é mais que isso. O voto dos cidadãos é amplamente influciada pelos meios de comunicação como a televisao,por exemplo. Nossa democracia é ilusoria, acabamos sendo levados a pensar que decidimos o futuro do pais, quando na verdade so acatamos a opinião divulgada na midia.


    Aluna: Elizangela de Godoi Menezes Nª: 09
    Série/Turma: 1º A.

    ResponderExcluir
  68. corrigindo*

    O voto é um instrumento democrático que existe desde a atitiguidade. Incialmente limitado a algumas classes e grupos sociais. Sendo negada a mulheres, jovens, pobres ou escravos. Sabe-se que com a globalização, o mundo mudou, então as formas de participação social tambem deveriam ter sido atualizadas, e apliadas para o ritmo da atualidade, tornando-se mais dinâmicas e nao se resumindo apenas a um voto. Democracia é mais que isso. O voto dos cidadãos é amplamente influciada pelos meios de comunicação como a televisao,por exemplo. Nossa democracia é ilusoria, acabamos sendo levados a pensar que decidimos o futuro do pais, quando na verdade só acatamos a opinião divulgada na mídia.


    Aluna: Elizângela de Godoi Menezes Nª: 09
    Série/Turma: 1º A.

    ResponderExcluir
  69. Infelizmente, a política no Brasil não é levada a sério.Sabe por quê ?
    Porque os nossos políticos não concordam com as mesmas idéias. Veja só: Temos vários partidos políticos neste país, e nenhum até agora resolveu completamente os problemas que afligem o nosso país.
    Temos políticos corruptos que já passaram por processos judiciários neste país.É dificil dizer com clareza em devemos votar,cinseramente e dificil votar em alguém,toda época de eleição a mesma coisa,promessa e mais promessas e ação nada.Devemos votar com conciência e não por que um candidato é ou não famoso e bem perfeissoado e sim em uma pessoa que se ver que é responsavel e ativo..

    ELISAMA DOURADO LEITE
    1° ''A''
    N°08

    ResponderExcluir
  70. Eu acho que sim a politica é um ato Social,mas que não é uma coisa muito boa, pq hoje em dia nós não podemos confiar nas palavras,promessas de deputados pq eles só prometem para ver si ganha a eleição,pq depois de ganha eles não querem mais saber de nada.então tudo que eles querem e saber di si mesmo,e não estão nem ai para o Brasil...Então eu simplismente não gosto de politica.

    Nome:Sara Elen Marinho da Silva
    Número:35 1*F

    ResponderExcluir
  71. A politica e umas das coisas mas importantesno dias de hoje pos o seu voto pode mudar vida de pessoas; mutas das vezes os candidatos fazem promessa e nao cumpri com a sua palavra muitas pessoas pensan que politica so tem um bando de mentirosos mas na verdade na minha opiniao nem todos sao mentirosos algun honra com sua palavara..

    Tiago Sosua
    1°L n° 39

    ResponderExcluir
  72. A politica e uma das coisas importante para nos hoje em dia, porque hoje em dia o seu voto e muito importante, se voçê votar errado e o candidato em quem voçê votou for eleito o nosso pais pode ter muitos problemas com educação, a saúde e o meio ambiente. Porque ele faz promessas e não cumpri com a sua palavra.

    Mateus Oliveira n°:30 1° "C"

    ResponderExcluir
  73. A política seria nos dias de hoje uma forma pratica de algumas pessoas tentar da um rumo no país sendo que esse rumo nem sempre toma o melhor caminho sabendo que o voto é a melhor forma de eleger essas pessoas. Algumas pessoas acham que o voto e besteira mais eles não sabem que é isso que leva o nosso país a andar para frente
    Magda Beatriz A. Solza nº:26 ano/turma:1ºB

    ResponderExcluir
  74. politica pra mim é um assunto que naum me enteressa muito porque pra mim todo politico é a mesma coisa tudo naum vale nada.
    existem politicos com objetivo de ajudar o pais ,mais existem outros que só querem roubar...
    o voto é uma coisa que temos que pensar bem sobre ele porque nós decidimos quem irá tentar dar um jeito nesse BRASIL...
    isso é um assunto complicado mais facil de resolver é prestarmos atençao em quem nois estamos colocando para governar nosso pais...
    essa é a minha opinião...

    Luana teles
    1°f
    N°=25

    ResponderExcluir
  75. Acho que as pessoas não tinham que ser obrigadas a votar, mas já que somos temos que votar visando o nosso futuro.
    Muitas pessoas dizem que é perda de tempo votar pois o Brasil nunca vai para frente, não depende só da pessoa que colocamos com os nossos votos mudar a situação econômica e social do nosso país mas também depende de todos nós, e você sabe como ? abrindo a boca e exigindo seus direitos e exigindo as promessas que seu candidato propôs para ser eleito.
    Vote consciente,pois, você também sofrerá as consequencias de má utilização de polder, invés de nos ajudar só irá piorar a situação.

    Tayla Lohanne
    Série/turma: 1º F
    Nº: 37

    ResponderExcluir
  76. Bom eleições ,odeio! Políticos são todos iguais ,todos roubam, não tem um político que você pode dizer "Ah ,aquele é correto ".Pra mim existem 2 tipos de politicos o que quer entrar pra roubar e aquele que ja esta la dentro pra roubar!Eleiçoes nunca muda nada ,sai um merda e entra outro ,espero que agora no dia 03 de outubro seja diferente ,espero que nós eleitores votem com consciência ,pensando no futuro ,porque se for colocar o político errado pra comandar nosso país ,o Brasil so vai ter o direito de mudar os candidatos daqui a 4 anos !

    Fernanda de M. Costa N°17 Série/Turma: 1°H

    ResponderExcluir
  77. Nome:Bruna Sampaio N*:04
    Serie/turma:1*F

    Acho que a politica no Brasil é muinto democreática, pois o direito de votar é a melhor forma de pensar no futuro e o voto consiente é a prova disso.Votar é obrigatório, pois é a hora da sociedade si unir e provar que sabemos o que é melhor para a nossa sociedade!

    ResponderExcluir
  78. EU ACHO QUE A POLITICA BRASIL E MUITO IMPORTANTE PARA MUDAR O RUMO DO PAIS POIS ATRAVES DO VÓTO E POSSIVEU FAZERMOS O NOSSO PROPIO FUTURO.

    NOME:EDUARDO CARVALHO DE ALMEIDA
    SERIE/TURMA:1°M

    ResponderExcluir
  79. A política no Brasil não está ruim, o problema maior é a visão do eleitor sobre cada candidato, o povo brasileiro não sabe analisar bem as propostas dos candidatos, e por isso se deixam levar.
    Em certas regiões do país o eleitor troca seu voto por um pacote de arroz, e acha que o político que lhe ajudou é um bom candidato.
    Se as pessoas prestassem atenção nos políticos que procuram gerar empregos, melhorar a educaçãoe etc, isso seria melhor para todos.
    JANIANE APARECIDA
    1'B' N:18

    ResponderExcluir
  80. A politica hoje em dia apesar das pessoas já terem um certo pré conceito de que a maioria dos politicos são corruptos não pode ser levada de modo banal. Por que se a unica arma que temos é o voto então ele deve ser usado de modo consciente e inteligente. Basta analisar primeiro a historia de vida do candidato e em seguida suas proposta. Pois todo cidadão tem o direito de uma melhor qualidade de vida.

    Thamires M. Ribeiro
    n°:37
    serie/turma: 1 'N'

    ResponderExcluir
  81. A política tem sido um assunto muito questionado ainda mais em tempo de eleição.Somos nós os verdadeiros mandantes desse Brasil. Somos cidadãos e por isso temos o direito de voto para que assim possamos escolher o candidato certo. Se bem que escontrar um político honesto não é tão simples assim mais mesmo assim temos que dar o nosso voto de confiânça.

    Maria Caroline Silva Alves
    Serie/Turma: 1º''N''
    Nº 25

    ResponderExcluir
  82. Falar de política pra mim, definitivamente não é fácil! Mas assim como muitos outros este é mais um assunto “complexo” que deve sim ser discutido. Hoje em dia é tão difícil saber quem está de fato falando a verdade, qual político ira mesmo cumprir com todos seus objetivos, isso ás vezes chega a ser frustrante pra todos nós, você depois descobrir que acabou colocando no poder uma pessoa corrupta, é complicado. Por isso temos que descobrir o passado de todos os candidatos, estudar e pensar bastante antes de podermos votar, tem sempre vai ter que ser assim.


    Brena Caroliny Nº: 07 - 1ºC

    ResponderExcluir
  83. Muitas pessoas não levam política a sério , umas vendem votos outras votam em branco acho errado pois para mim não custa nada fica menos de quinze minutos em frente a televisão para analisar o que cada candidato tem a propor. Sim , existem políticos corruptos que não merecem , mais há excessões que podem lutar para termos um Brasil melhor.

    Thays Cristina M. Nº: 44 Série/Turma: 1º 'B'

    ResponderExcluir
  84. o tempo politico e curto e temos que tomar uma decisao afinal temos que saber quem colocar no para poder para comandar a nossa cidade,o voto e muito serio acho que devemos votar sim nao vender votos votar nulo ou apenas votar em qualquer um por que se aquele qualquer um ganhar voce vai ficar reclamando depois entao devemos fazer a escolha certa para que no futuro nao venhamos ter complicaçaoes nao devemos abrir mao disso essa e a hora de escolher quem vai projetar o nosso futuro


    SHIRLENA DA SILVA PEREIRA 1ºE Nº38

    ResponderExcluir
  85. Política é um assunto tão complicado, votar, escolher, se decepcionar, esperar por promessas nunca cumpridas, por tarefas inacabadas, por alguma salvação no meio de tantos e tantos candidatos mentirosos, e o pior de tudo que os culpados somos nós mesmos. Na minha opinião o certo seria todos os eleitores pesquisarem bem o passado dos candidatos e decidirem bem antes de realmente votar!

    Luisa do Carmo, número: 25 1ºC

    ResponderExcluir
  86. A politica, querendo ou nao ela vai influir bastante no nosso futuro. É um assunto bastante complexo que hoje em dia quase nao é tratado pelos jovens, pois os jovens se interessam mais em boca de urna, esses trabalhos na politica de ficar distribuindo panfletos pois a consequencia disso é dinheiro. Para a politica ser mais valorizada no nosso pais deveria haver mais deputados para se impor com ficha limpa e lealdade no que faz, pois o ultimo caso do governador de Brasilia foi tragico e feio e por essas e outras a politica no Brasil nao é valorizada.


    Guilherme Carvalho
    Nº. 22
    1ºD

    ResponderExcluir
  87. Aluna: Rosely Oliveira Rodrigues
    Serie/turma: 1° "N"
    N° 30
    a politica é a liberdade de expressar e de escolha!
    vivemos em um país democratico, onde temos a liberdade para eleger os melhores candidatos para que possa governar o nosso país de meneira justa, honesta.
    dentre eles à muitos politicos corrupitos que jamais podemos nos deixar levar por promessas falsas.
    DEVEMOS FAZER A MELHOR ESCOLHA, POIS É O NOSSO FUTURO QUE ESTA EM JOGO!

    ResponderExcluir
  88. A politica é coisa séria, mas infelizmente alguns candidatos pensam que estão em um parque diversões e eles os brinquedos, muitos estão ai movidos pelo prazer de ganhar alguma coisa, sendo que os politicos tem a missão de servir e representar o povo, mas o que acontece é o oposto de tudo isso.
    Se não fosse o jogo de interesses pessoais envolvidos, até que daria um voto de confiança. /existem muitos politicos serios mas nada conseguem fazer em funçao dos sistema.

    ALUNO: JÚNIO CESAR RODRIGUES GADELHA
    SÉRIE: 1º TURMA: M
    Nº 26

    ResponderExcluir
  89. A política é de fato algo muito importante pra todos, mas é de costume ser chato e nos deixar sem interesse. Mesmo assim temos q pensar no nosso futuro e no nosso agora porque ninguém gosta de viver numa situação ruim que é a que está hoje em nossa sociedade. Temos que dá mais valor a política e pesar nos nossos interesses, poruqe não é todo político que vai fazer algo pra melhora nosso convívio.

    Aluno: Teócrito Ramos
    Série: 1º Turma: B
    Nº:37

    ResponderExcluir
  90. O maior problema atualmente na política é a desmoralização e infidelidade dos candidatos. Na minha opinião obra de político e proposta ação aparece sim. A cada quatro anos. (não generalizando, é claro existen exeções)porém sobre o momento atual que estamos vivendo "eleição" falando como eleitor,que ainda não sou, porém daria meu voto de confiança pra alguém que viesse do meio da comunidade, eu acho que esse tipo de pessoa teria melhor capacidade para intender as necessidades e evitar conflitos por conhecer o modo de penssar das pessoas da base "classe baixa"

    weliton guedes nº42 1ºC

    ResponderExcluir
  91. Gabriela Costa Ferreira nº15 1°A

    A política não está muito boa por causa de muitos fatores não é só por culpa dos políticos corruptos que mancham o nosso país com suas falsas promessas mas também o povo que não procura saber mais sobre seu candidato ou também um outro exemplo muito comum que é quando um certo candidato consegue se eleger não cumpre suas promessas e a população ainda vota nele não 1 vez mais pode chegar a várias parece que a sociedade esta cega persistindo no mesmo erro.A minha perspectivas e expectativas são para políticos melhores o que é difícil e uma população mais informada para podermos reverter o quadro.

    ResponderExcluir
  92. Ariane Malaquias Lima N° 05
    1°C

    A política tem que ser levada a sério, concordo com alguns colegas que dizem que os candidatos não dão valor ao poder que tem nas mãos para tentar mudar ,nem que seja um pouco, a corrupção. O voto é uma forma de estarmos presentes na sociedade como cidadões, não adianta nada irmos lá no dia das eleições e votarmos so por votar, tem que ser conciente, pensar bem em quem vai cuidar do nosso País, temos que aproveitar a democracia de hoje.

    ResponderExcluir
  93. O nosso voto é muito importante para a política do nosso país, para seguir em frente, muitas pessoas de hoje estão vendendo seu voto sem mesmo saber o que o político irá fazer no futuro e com a minima intuição de saber, então nós devemos pesnsar um pouco mais sobre o nosso voto, saber tudo sobre as propostas que irão ser implantadas .

    Aluno: Jorge Lucas Dos Santos Ribeiro
    N°: 21
    Série/Turma: 1°"A"

    ResponderExcluir
  94. Aluna: Vanessa oliveira
    Série:1D
    numero:45
    a politica na socidade esta cada dia mais deficil de encontra um politico que não seja corrupto, temos que obeserva cada um deles para que nosso voto seja sátifatorio.
    por isso e bom nois conhecer bem o nosso candidato para depois não ser arrepender de ter votado errado sempre e bom obeserva para nois garantir um bom futuro para nossa sociedade

    ResponderExcluir
  95. Bem o que eu penso sobre política é:Que eu não confio em nenhum politico,pois eles robam demais,eles fazem caras de sinicos e diz que se preocupa com a sociedade,coisa que é mentira que eles querem mais é ganhar dinheiro,é difícil votar em quem nós achamos que é ficha limpa,a politica naum faz diferença nenhuma pra mim,pois sempre é a mesma coisa nunca ninguém faz nada certo,e se faz deixa pelas metades .

    Karine Ferreira Dos Santos
    1° K n°: 19

    ResponderExcluir
  96. A política em minha opinião é uma das coisas mais discutidas hoje em dia, pois a política anda muito desfalcada, nós nem temos em quem votar, pois eles só sabem prometer e prometer. As eleições é aonde vemos onde o Brasil vai parar que é nela onde é decidido quem vai mandar no país; também há a questão das pessoas que parecem ser cegas para não enxergaram as coisas erradas que elas fazem votando em quem só faz coisas erradas.
    Nome: Nilvan de Souza Poeck N° 30 Turma/Serie: 1º “A”

    ResponderExcluir
  97. É verdade que o Brasil é um país democrático, onde as pessoas escolhem para onde segue o nosso país. Mas essa democracia não da muitos passos além do papel. A culpa é, obviamente dos políticos escolhidos para governar o país, mas não podemos deixar de perceber que a culpa também é da sociedade que escolheu esses tais políticos. As pessoas parecem¬¬- ou de fato não acordam para o que estão fazendo, ou melhor, o que não estão fazendo. Os jovens com menos de 16 anos muitas vezes não votam por não ser obrigatório para eles, dizem que não gostam de política, ou simplesmente tem preguiça de pesquisar sobre os candidatos. Muitas pessoas a qual o voto é obrigatório votam em branco ou não se dão ao trabalho de pesquisar sobre quem vão votar. É isso que faz uma grande diferença. Mas é claro que além disso temos que estar sempre de olho em como está sendo governado o país, temos que fazer parte disso.E além disso nunca calar-se diante da hipocrisia, porque calar é permitir que aconteça, e esquecer é permitir que aconteça novamente.

    David C. Almeida 1°’’C’’ N°09

    ResponderExcluir
  98. A política de hoje em dia, não visa o bem da população, apenas o lucro através do caminho mais fácil. É raro encontrar pessoas que querem mesmo mudar o Brasil, e quando surge alguém, ele é morto por algum outro político que sabe que ele irá mudar a política e acabar com o esquema dos outros políticos corruptos. Por que você não se interessa por política? Por que quando o professores falam sobre política, você fala “aah professor!” ou “ droga, ô assunto chato!”? A resposta é simples, os próprios políticos colocam essa ideia de que a política é sem graça e tudo mais... eles colocam essa ideia porque eles são tão corruptos que se alguém entender as ideias que eles querem, vão fazer protestos, revoltas, críticas... por esse e outros motivos, eles não investem tanto assim na educação, pois é ela que faz as pessoas pensarem. No país em que vivemos existe muita desigualdade social, pelo motivo dos políticos prometerem algo que não irão cumprir assim o dinheiro que era para investir em educação,saúde,moradias... acaba sendo mal investido desviado principalmente para suas próprias contas bancárias.
    ALUNA: Juliana de Cintra Santana
    TURMA: 1° I
    DATA: 27/09/2010

    ResponderExcluir
  99. Primeiro,pra mim não tem essa de que certo candidato é ''ficha limpa'';em ano de eleição todos aparecem com cara de bonzinhos(um metendo pau no outro aliás...);prometendo até o impossível pra ganhar o nosso voto.Assim que as eleições acabam,cadê eles?somem...e que prometeram?não cumprem(na maioria das vezes)!acho que mesmo debatendo e analisando em quem vamos votar,e seus 'projetos' ,a coisa não muda...a política vai continuar sendo o mesmo caos!
    >>Amanda Emily M.F.de Oliveira/1'K'<<

    ResponderExcluir
  100. A politica em nosso País atualmente não é uma coisa que possamos dizer "Democrática",na maioria das vezes os votos são comprados por falsas promessas.
    As pessoas que votam(que não é o meu caso)tem o poder em suas mãos,mas se continuarem a serem iludidos por falsas promessar de candidatos nosso pais não irá pra frente.Espero um país mais justo e digno de se chamar país "Democrático".

    Aluno:Isaac Gonçalves Ferreira
    Nº:18
    Turma:1º C

    ResponderExcluir
  101. A meu ver, a política brasileira é falha, os seus governantes são falhos e a população acima de tudo, é falha. Sendo assim, não acho certo, culpar somente os governantes pelas “tragédias” políticas das quais nós cidadãos somos “vítimas”. Temos total consciência do que acontece ao nosso redor. Sabemos da corrupção, dos roubos, das injustiças, da falta de respeito com os cidadãos, e mesmo assim, o que fazemos? Nada. Só reclamamos, dizemos que todos os políticos são corruptos, e ponto final. Sendo assim, deixamos a corrupção acontecer, nós mesmos deixamos muitos governantes nos “passar a perna”. Então, apenas espero que o povo veja que os principais causadores dessa desordem na qual vivemos, somos nós mesmos, e que, ao ver isso, possamos exigir um governo muito mais justo e correto, o qual “realize” os nossos “desejos” e nos ajude a construir, juntos, uma sociedade digna.

    Beatriz Martins nº 08
    1º "D"

    ResponderExcluir
  102. ELEGER ALGUÉM PARA OCUPAR CARGOS POLITICOS É ALGO CUJO GRAU DE COMPLEXIDADE É ELEVADO, UMA VEZ QUE NÃO SABEMOS AO CERTO QUAIS AS OBRIGAÇÕES DE CADA UM DELES. A POLITICA EM SI, NAO É ALGO "CHATO" DE SE DEBATER, MAS O FATO DE NÃO TERMOS UM CONHECIMENTO MAIS PROFUNDO ACERCA DESTE, NOS LEVA AO FAMOSO "ACHISMO". PENSO QUE OS PROPRIOS REPRESENTANTES POLITICOS NAO QUEREM E DEFINITIVAMENTE NÃO TEM INTERESE QUE SAIBAMOS SOBRE ESSE ASSUNTO, POIS É A FORMA DELES NÃO MUDAREM ESTA SITUAÇÃO E CONTINUAREM NO PODER.

    LAIS 1°B N° 23

    ResponderExcluir
  103. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  104. A política é um assunto polemico pois tem os dois lados bom e mal ,pois na política você pode ajudar o seu pais na também na política existe a corrupção que estraga com tudo.Mas o nosso voto pode ajudar ao nosso pais só depende da gente e não devemos vender nosso voto porque um beneficio somente para uma pessoa não leva a nada.

    Karine Dos Anjos Souza n° 19
    1°C

    ResponderExcluir
  105. A política ultimamente esta passando por altos e baixos mais baixos do que altos , pois os politicos prometem prometem mais nunca vão a diante a maioria das vezes o canditado pede pra alguem fazer uma campanha promover festas essas coisas que façam a comunidade comparecer aí tipo um canditato fala : se eu for eleito te dou um cargo no TSE por exemplo aí muita gente vende seu voto por uma coisa que nem é certa e acaba que envolve muita gente e gente inocente que pensa na sua família e nessas eleições espero q não haja isso que nosso país se desenvolva e seja mais "limpo" digamos assim
    Gabriel Fernandes Oliveira
    aí por isso que o nosso país é subdesenvolvido pois os brasileiros querme sempre muito dinheiro e também precisa sustentar a familia
    Gabriel fernandes oliveira n° 18

    1° D

    ResponderExcluir
  106. PRA FALAR A VERDADE EU NÃO GOSTO DE FALAR DE POLITICA.MAIS NOIS JOVENSOs precisam voltar a se interessar por política, principalmente a política de seu país que vem sofrendo muito com Ministros, Senadores, Deputados e Vereadores corruptos que praticam seus golpes contra a nação e ficam impunes sobre os atos que cometeram.

    RUTE P. ALVES
    1ºJ Nº37

    ResponderExcluir
  107. pra falar a verdade eu não gosto de falar de politica.mais nois jovens precisam voltar a se interessar por política, principalmente a política de seu país que vem sofrendo muito com Ministros, Senadores, Deputados e Vereadores corruptos que praticam seus golpes contra a nação e ficam impunes sobre os atos que cometeram. A manifestação é um ato democrático que o brasileiro tem que se acostumar a praticar, manifestar não é pegar em armas e sair por ai dando tiros, mas sim mostrar de forma pacifica e intensa a nossa vontade de mudança, por um país mais justo a todos que a desigualdade social existente em nosso pais seja cada vez menor e que os corruptos paguem pelos atos que cometeram.

    RUTE P. ALVES
    1ºJ Nº37

    ResponderExcluir
  108. Márcia Santos
    1º C

    A política tem grande importância na sociedade, até porque é através das tomadas de decisões que a sociedade poderá avançar ou não . Nos tempos atuais , os brasileiros não tem uma boa imagem dos políticos. Em tempo de política a população fica sem saber em quem votar , as pessoas deveriam analisar mais seus candidatos , a final , são esses candidatos que tomarão conta do nosso país por quatro anos . Por isso é importante o voto consciente.

    ResponderExcluir
  109. Sei que ainda não voto, mais pelos respectivos acontecimentos na política em nosso país ja se da pra perceber, mais e isso que na boa parte dos eleitores não olham, se olharem pelo lado positivo, estamos elegendo o futuro de nosso país,
    além, no meu ponto de vista, uma das etapas mais importantes de nossa vida.

    THIAGO PALMA 1ºJ Nº39

    ResponderExcluir
  110. bom politica e um tema que muitos brasileiros nao levam a serio por causa dos escandalos e assim odeiam politica, o brasileiro alto se intitula "tolo" pois elege os candidatos que mais "roubaram", pois nao estuda o passado e as proposta dos candidatos e assim o pais nao cresce, crescer nao economicamente mas sim de modo que o brasileiro possa ter um pais onde prevalece a justiça onde as coisas sao mais justas e que seja exemplo para o mundo temos tudo que precisamos sao nao temos pessoas competentes o bastante para fazer isso.

    Matheus Nunes 31 1ºC

    ResponderExcluir
  111. Há realmente uma certa idéia popular já contruída acerca da política. Deputados e senadores roubam, há denúncias, mas tudo "acaba em pizza"... Bem, acho esse ponto de vista um pouco simples demais, como se nada pudesse ser feito ou impedido, onde se existe um mundo de impunidades apenas, onde o "povo" é sempre a vítima. Eu não penso assim.
    As pessoas que não tem muita coisa, em termos econômicos, se satisfazem quando recebem alguma coisa, qualquer coisa, seja uma cesta básica, um pequeno pedaço de terra, ou um simples aperto de mão recheado com palavras consoladoras. Esses favores e presentes rendem gratidão aos políticos que se constroem apartir desse jogo, onde o povo entrega sua integridade em troca de alguns presentes ou privilégios. Os políticos se elegem e começam a comandar, porém não fazem seu trabalho direito já que não foram escolhidos pelo julgamento do povo sobre a sua capacidade de tomar decisões, e sim por alguns "brindes". Então, depois de se renderem, o povo reclama:
    "-Esses político são um bando de ladrão, só sabe robá o povo". Mas por que meu caro povo que não sabe conjugação verbal? Porque a maioria, se rende por pequenas coisas, e não se dá conta de que estão elegendo pessoas que tomarão decisões muito importantes sobre a vida delas e que se não souberem administrar direito, deixarão a nação prejudicada. Dentre muitas, uma das minhas expectativas é de que essas pessoas se deem conta do que realmente estão fazendo e começem a escolher os candidatos com base no que eles realmente podem fazer pelo país, e exigir de verdade o que foi prometido, se unindo e brigando de verdade pelo que é de direito.

    Vinicius di Luna / Nº 40
    1º ano A

    ResponderExcluir
  112. De fato a política está presente na nossa vida social, sendo que a política como o texto já diz é em si a ação social. Mas não é essa a visão que povo brasileiro tem de política, devido a diversas situações, atualmente a palavra “política” é associada à corrupção pelo povo, o povo não vota mais para construir uma nação melhor para eles, e sim tão somente porque o voto é em termos obrigatório, mas apesar destes pesares sei que ainda há políticos honestos, que querem realmente construir uma nação melhor, só que devida à sua minoria eles não exercem grande influência para tal desejo, em um mundo q a influência é a chave para o poder.

    André Luiz Torres
    1º C Nº: 50

    ResponderExcluir
  113. politica quer dizer poder quer dizer mudanças pra sociedade,politica e uma coisa muito enterresante que envolve toda a sociedade, antigamente você não tinha direitos de escolher,ou falar o que bem entende ja com a politica você exerce um poder de votar ,numa pessoa que podera mudar o seu estado,pais ou cidade fazer melhoras tipo saude,educação e segurança.
    mas ultimamente esses politicos ta foda so ta rolando corrupção tem politico ae mais sujo do que pau de galinheiro e ainda ganha mais fazer o que o povo não tem culpa vota por que tem que votar por que se a juntar esses politicos ae num da um.

    Giovanne Santos Vieira
    1 M N:20 Turno:Matutino

    ResponderExcluir
  114. a Respeito da Política atual em nosso País , posso dizer que estou envergonhado.Nosso Brasil possui uma Política de contornos entre certo e errado,muitas promessas a respeito de nosso futuro nos deixa extremamente confusos em relação a quem "votar" nessas eleições.A maioria de nossos Politicos são extremamente egoístas e só criam pra eles mesmos ,fica dificil esclher um Líder pra Nós.Como cidadão irei votar nessa eleição,mais como muito medo destruir meu futuro com essa escolha que poderei fazer.espero que nossa nação um dua possa ser Justa para todos .

    Nome : Yann Thiago
    Nª : 41
    Turma : 1ª M

    ResponderExcluir
  115. A política é muito importante, para o Brasil e o mundo. Mas vem mudando cada vez mais a cada eleição, hoje em dia os eleitores, não se elegem para ajudar seu pais, mais sim por ambição, por dinheiro. os votos hoje em dia não são com intenção de melhorar o nosso país mais sim de prejudicar, porque nos cidadões escolhemos pessoas para estar a frente que não querem saber de criar ou fazer um mundo melhor e sim para ganhar muito dinheiro, muitas vezes somos nos cidadões mesmos que estragamos o nosso pais com a nossa propria escolha, eu não gosto de política por cauda disso, é uma assunto muito delicado e complicado .


    Lídia Laís Leite dos Santos .
    1º"F" Número: 24º

    ResponderExcluir
  116. Nós seres humanos não podemos mudar o passado,mas podemos sim constrir um futuro melhor.Significa que um voto faz a diferença.
    Acredito eu, se toda a população votasse com conciência, pesquisassem o passsado de cada candidato a corupção pouco se veria.

    THIAGO RIBEIRO MICHETTI 1º'H' N°41

    ResponderExcluir
  117. Demoramos muito tempo para ter o poder de um voto em nossas maõs mas muitos hojem fazem pouco caso desse instrumento que querendo ou não podem mudar nossa vida tanto diretamente como indiretamente. As pessoas deviam pensar mais por que não é so um futuro que está em maõs mas sim de todo um brasil que sonha com uma politica correta e de igualdade mútua.

    JACKELINE RODRIGUES ALVES 1ºB Nº17

    ResponderExcluir
  118. Nome: Pedro Arthur M. Araujo nª: 36
    Serie/Turma: 1ªC

    Eu acho que hoje em dia a política esta uma bagunça, pois qualquer pessoa entra e faz o que quer, neste sentido acho que os eleitores poderiam fazer uma melhor escolha pesquisar mais o individuo, pois muitos políticos que já estiveram na mídia por conta de fraudes estão novamente se elegendo e às vezes ate ganhando por isso o eleitor tem que ter um pouco mais de consciência na hora de ir às urnas. Acredito que tenha políticos honestos mais também tem muitos picaretas e quem sofre com isso e a população que depende do político e de suas ações.

    ResponderExcluir
  119. A Respeito da Política atual em nosso País ,bom politica e um tema que muitos brasileiros nao levam a serio por causa dos escandalos. A unica coisa que os politicos sabem fazer e promessase que nao cumpre, e muitas pessoas acabam vendedo seu voto e se iludindo por falsas promessas.Isso é um assunto complicado mais facil de resolver é prestarmos atençao em quem nois estamos votando para governar nosso pais.


    Laize Carvalho de Oliveira
    1° "G" N°:21

    ResponderExcluir
  120. O estado politico do nosso Brasil teve uma certa melhoria no governo de lula;Mas porem teve suas descoberta de mensalao entre outros; A Politica tem sido muito criticada pela a socieadade em geral;no entando todos tem o seu direito de decidir em quem votar;Mais antes disso tem que pensar bem; e ver se cada candidato tem realmente estrutura pra assumir um cargo de importancia para a polulaçao.E o que aconteçe hoje pode ter sido erro dos proprios seres humanos;Por nao ter dado a importancia a um assunto tao enfluente para nós.
    Aluna: Jeirrany Nádilla R. Santos
    N°15
    Turma 1° N

    ResponderExcluir
  121. A política é muito importante neste país quanto no mundo. E uma coisa muito boa que conseguimos foi o direito do “Voto”,e com esse direito podemos construir um país melhor,mais justo,com mais igualdade,mas para isso ocorrer precisamos votar em candidatos que cumpram o seu dever como representantes políticos do país .Mas o que vemos nessa eleição é que o povo parece estar de olhos vedados dando seu voto para candidatos que não está disposta a construir um país melhor.
    Aluno: Jadson Aires
    Turma: 1° ano “F”
    N°:16

    ResponderExcluir
  122. A respeito da política atual em nosso País,Há uma certa idéia popular já contruída acerca da política. De dar seu voto para candidatos que prometem leite e pão. Vamos abrir os olhos e votar em quem tem soluções criativas para melhorar este País, e passar uma melhor impressão para os outros Países.
    Aluno: Otavio José
    Turma: 1° ano F
    N°: 31

    ResponderExcluir
  123. Não há como dizer que existe um indivíduo capaz de cumprir toda a lei,isso pode explicar o fato de que a política (em relação aos governantes do povo) é um jogo de interesses que envolve principamente dinheiro.Na minha opinião essa política governamental não é regida pelo interesse do povo,mas pelas aspirações dos que dizem que governam,assim os fins justificam os meios,sendo que os meios são consequências sofridas por todos os cidadãos de uma sociedade heterogênea,cheia de concentração de renda,miséria e desemprego.
    Ao eleger alguém a um cargo devemos assumir a responsabilidade de um futuro que talvez não seja tão ideal quanto pensávamos.Decisões alheias podem afetar a vida de muitas pessoas de uma forma trágica.Então,a maior parte da responsabilidade está nas costas do povo brasileiro,que por sua vez odeia horário político e não tem paciência pra pegar panfletos de candidatos na rua.Isso só contribui para que haja mais desigualdade social,para que cada vez mais o que deveria ser uma democracia vire um caos.

    Nathália Santos Nº.28 1ºF

    ResponderExcluir
  124. Nome: Carlos André Nº 05
    Serie/Turma: 1º "M"

    Na minha opinião nos deveríamos pensa bem antes de escolher um candidato eleitoral, temos que escolher alguém capaz de “melhora” nosso país. Muitas das fezes os candidatos elegidos ao seu cargo político não fazem o que prometeram e por causa de alguns políticos corruptos que degradam a imagem política do nosso pais.

    ResponderExcluir
  125. A POLÍTICA EM NOSSAS VIDAS E MUITO IMPORTANTE,POIS E COM ELA QUE TEMOS O DIREITO DE DEPOSITAR NOSSA CONFIANÇA EM ALGUEM QUE IRA CUIDAR DO NOSSO PAIS.MAS DE UM TEMPO PARA CÁ VEM SENDO DIFICIL ESCOLHER ALGUEM PARA VOTAR PORQUE A MAIORIA DOS CANDIDATOS SO QUEREM NOSSOS VOTOS E NÃO FAZEM NADA PELO PAÍS.POR ISSO E QUE DEVEMOS PENSAR EM QUEM VAMOS VOTAR,PARA QUE DEPOIS NÃO VENHAMOS NOS ARREPENDER!!!!

    LUCAS HENRIQUE
    N°28
    1°"H"

    ResponderExcluir
  126. muita gente ainda fica em duvida na hora de votar, por nao saber em que candidato confiar,é por isso que devemos sempre prestar bastante atencao nas propostas e nas ideias desses politicos para que possamos escolher o candidato
    certo para governar o nosso estado e o nosso pais.
    MATHEUS MENDES
    N°27
    TURMA:K

    ResponderExcluir
  127. Sara Alves n°:37 1°G
    O grande problema da política brasileira é que existem muitos candidatos que só entram na vida política para banefício próprio,esquecendo daqueles que o elegeram e para conseguirem manter-se por mais tempo no ´´poder`` vistam uma obra em andamento,por exemplo,para mostrarem uma imagem falsa sobre eles...mas a hora de mudar essa rotina é agora elegendo um candidato que de fato nos ajudará de na construção de um país melhor.

    ResponderExcluir
  128. A política no Brasil sofre muito com o descaso, a falta de fiscalização e a impunidade por parte dos políticos.Resolver estes problemas nao é um "Bicho-de-sete-cabeças" trata-se apenas de uma questão de conscientização.
    Gabriel Santana De Souza N°19
    Serie/Turma: 1°D

    ResponderExcluir
  129. A política brasileira possui diversas faces, cujas as quais podemos presenciar. Mas não podemos cogitar a simples idéias, de que nosso voto não prevaleça, como cidadãos o nosso dever é FAZER VALER NOSSO VOTO, por esse motivo que devemos pesquisar. E decidir se é realmente aquele indivíduo que você deseja que represente o nosso país.
    Sou a favor da ficha limpa!


    GILVANETE DA SILVA RAMOS
    Nº 19
    1º "M"

    ResponderExcluir
  130. Ila laleska amorim
    n: 45 1ºC

    De acordo com o texto abaixo todos nós somos seres sociais, pois interagimos uns com os outros e vivemos em sociedade. fazemos politica através de todos os meios em que estamos seja na religião, no trabalho , na escola, na nossa cidade, em nossos lares e etc...
    Não há como viver isolados da sociedade e portanto vejo que não devemos fugir dos nossos direitos e deveres perante a mesma. E como cidadãos temos que fazer valer com os nossos compromissos para com a politica que rege sobre o nosso país e não virar as costas e disfaçar que nada está acontecendo diante de grandes atrocidades cometidas por pessoas que tiveram a nossa confiaça para nos representar nas camaras legislativas e no congresso federal e que nada fizeram e agora estão novamente usando o poder de persuadir e manipular para serem reeleitos, que somente pode se concretizar através do seu voto. Essa é a nossa arma e é essa espectativa que temos de que podemos fazer a diferença através do nosso voto em busca de país melhor...governado por pessoas competentes, pois não devemos generalizar à pessoas de bom coração e que querem uma oportunidade a nossa expectativa é de ver um pais com baixo indice de mortalidade infantil, de violência domestica, de analfabetismo, de pobreza, de desemprego, de insegurança e injustiça. O meu voto pode trazer mudanças e sei que não posso deixar de usá-lo.

    ResponderExcluir
  131. Deveriamos pensar melhor em quem vamos colocar no poder para governar a nossa sociedade, pois muitas pessoas usam a política para praticar corrupção ativa e passiva.

    Ronan Fernandes da Silva
    N° 32
    1°B

    ResponderExcluir
  132. istos so acontece por causa da falta de cultura das pessoas de hoje.
    Entao o que emporta para uma pessoa que nao tem nada de bom e ganha algo de bom de um candidato e que ela fique satisfeita e o seu candidato tambem .a i nao emporta se o candidato e ladrao ou nao ,por que ela tem algo que nao podia comprar/ Matheus menezes 1L NUMERO 50

    ResponderExcluir
  133. O texto trata de um assunto que para os jovens já não soa muito bem mais não deixando de ser importante. As eleições é o momento mais propício para colocarmos nossas opiniões amostra e os problemas que a nossa comunidade sofre diariamente. O voto é nossa arma para que possamos escolher um representante digno e capaz de solucionar os problemas colocados a ele mesmo que seja muito difícil.

    Ana Carolina Araujo Moreira
    N°: 04 1° N

    ResponderExcluir
  134. A política na minha opinião esta ficando cada vez pior e tanto coisas que vemos nos noticiários que fica cada vez mais difícil escolher pessoas para cuidar do nosso país pessoas que prometem mundos e fundos e quando esta lá no poder nem sequer se lembra daqueles que deram seu voto para que eles pudessem estar ali.Por isso devemos abrir os olhos e ver quem realmente estar ali para ajudar e trabalhar ou só para enrolar.Amanda sousa 1°f n°03.

    ResponderExcluir
  135. Para mim política é a atividade dos cidadãos que se ocupam dos assuntos públicos com seu voto ou com sua militância; a minha pespectiva e expectativa é que sejam colocados verdadeiros político sendo eles verdadeiros presedentes e governadores; para mim eleição é uma democracia representativa que consiste na escolha de um individuo que governe de fato e de verdade e sendo esse concedido pelo povo; em minha vida a politica é importante pelo fato de que a decisão tomada sera influência em minha vida como estudante.

    Natália Silva Vale da Costa número:29
    primeiro ano "A"

    ResponderExcluir
  136. bom nao posso falar que tenho expectativas pois acho que entra e sai politicos que promete mais pouco faz ,o que eu penso sobre eleiçao e que cada vez mais tem candidatos que só promentem e pouco faz e o que realmente quer e poder e nao repara na populaçao q tanto precisa . a importancia e que se tiveremos politicos comprometidos e verdadeiros podemos ter um pais digno de se viver

    valber L
    n° 42
    turma 1°H

    ResponderExcluir
  137. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  138. jhonatan
    o meu ponto de vista e nesta eleiçao podia ter politicos humildes porque so tem corrruptos a minha expectativa e que a populaçao saiba em que votar e que politicos melhores na outra eleiçao.Eu penso que voto podia ser facutativo.A eleiçao e muito importante e nela que decidimos nosso futuro
    jhonatan pereira lopes
    1°f n°20

    ResponderExcluir
  139. Na minha opinião, a política é muito importante na nossa sociedade, pois o futuro está nas mãos de quem agente vai votar.Acho que a perspectiva de todos nós, é que a política melhore cada dia mais, mais na atualidade, quando se fala em política já vem em mente a corrupção. Então a Eleição e o nosso voto, é essencial para que a nossa sociedade melhore mais e mais escolhendo candidatos que no seu ponto de vista vai mudar algo na nossa sociedade.

    Yago Carvalho.
    1º "I" Nº 40

    ResponderExcluir
  140. jhonatan
    o meu ponto de vista e nesta eleiçao podia ter politicos humildes porque so tem corrruptos a minha expectativa e que a populaçao saiba em que votar e que tenha politicos melhores na outra eleiçao.Eu penso que voto podia ser facutativo.A eleiçao e muito importante e nela que decidimos nosso futuro
    jhonatan pereira lopes
    1°f n°20

    ResponderExcluir
  141. Particularmente sinto um certo sentimento,talvez possa chamar de vergonha,devido a certos fatos que acontecem na política local e nacional, a lei Ficha Limpa,por exemplo,creio que para se administrar algo é necessário que sejamos no mínimo honestos,o que não é comum,fala-se em cumprir leis,mas se as leis forem exercidas,todos acabam na cadeia,e quem fexa a porta?Fica como opção votar não em um cidadão correto que tem sabedoria para administrar,mas no menos corrupto.Enfim essa é a triste política brasileira.
    Paulo Henrique Ferreira C. Mendes Nº29 1ºE

    ResponderExcluir
  142. O Brasil é conhecido como o país do futebol, samba, praias e também é conhecido como país da corrupção. Infelizmente temos de lidar com essa realidade. A eleição nos proporciona a oportunidade de escolher os candidatos que podem fazer mudanças significativas no nosso país e também na nossa vida. Temos de ter consciência da importância do voto, pois ele decide quem vai governar. Por isso temos de pensar muito bem em quem vamos votar. Minhas perspectivas para o próximo governo são as melhores possíveis, pois acredito em um país melhor.

    Elaine da Costa Andrade 1° "L"
    Nº: 10

    ResponderExcluir
  143. Estamos vivendo um momento muito importante para mudar o rumo do país.Faz-se de extrema importância que nós votemos de forma consciente.O povo tem o poder em suas mãos porém entrega a tiranos que tem um único interesse,o crescimento pessoal,nós podemos fazer a difereça,o importante e não ficarmos apáticos e irmos em busca das melhoras que tanto queremos.

    Michel Fernandes 1ºE Nº25

    ResponderExcluir
  144. Pedro N°37 - 1°D
    Gilvan N°21 - 1°D
    (DUPLA)

    Particulamente, acho que não é puramente culpa dos politicos, essa ''bagunça'' de hoje em dia tem inicio na colonização do Brasil, agora com a lei ''Ficha Limpa'' da para votar com um pouco mais de animo, apostando (pouco, mas MUITO mais do que antigamente) que quem entrar no poder, vai fazer algo, ao menos não irá roubar, particulamente antes dessa lei, meu intuito era votar NULO a vida toda, assim, mesmo não exersendo minha cidadania, não teria que me culpar quando alguem fosse pego como na ''operação pandora'', agora com a lei em vigor, posso pesquisar o passado dos candidatos, analizar as propostas e confiar, acho que com essa lei, a politica no Brasil vai mudar muito...(Obs. claro que só se a mulher do Roriz (que vai ser só icone, quem vai comandar é ele) não ganhar, se não voltamos a mesma MERDA de sempre)

    ResponderExcluir
  145. A política mundial passa por momentos de controvérsia,de um lado,a política social,onde as preocupações com a população ainda tentam existir,e de outro,e o mais importante para os representantes políticos,a economia,onde pobreza e riqueza ainda possui contrastes distintos.
    Sempre existiu paradigmas quanto à política,que segundo nosso ponto de vista foi feita para que escolhêssemos representantes que nos beneficiasse e representasse nossa opinião,mas sob maior autoridade,mas o que vemos é o retrato da desgraça e do descaso que ela nos provoca.


    Patrick n°:32
    1°"F"

    ResponderExcluir
  146. Eu acho que a política é a maneira que alguns políticos tem de roubar dinheiro publico,e tem alguns políticos elegidos que não fazem o que prometem, por isso e bom conhecer bem o nosso candidato para depois não ser arrepender.


    Jonas Cardoso Castro
    N° 21
    1° B

    ResponderExcluir
  147. Na minha opinião, política do Brasil é muito ruim em relação a outros países, pois os políticos daqui se candidatam não com intenção de ajudar o povo, mais sim de extorquir dinheiro do povo. E concordou plenamente nessa nova lei, Fiche Limpa, pois só participaram os políticos que tem consciência do que é política, não é que vai acabar com a corrupção mais diminuirá bastante, descordo só da parte em que depois de 12 anos eles podem voltar a se candidatar, porque na minha opinião uma vez corrupto, sempre corrupto. E o brasileiro é muito burro em relação a voto pois mesmo sabendo que o tal político já roubou seu próprio, ainda vota nele.

    Fernando de Souza Martins Nº:10 1º E

    ResponderExcluir
  148. Na atualidade assim como antes,a politica continua do mesmo jeito.As pessoas não se preocupam muito com quem vai governar,não sabe o passado dos candidatos e muitas vezes esqueçe até quem votou nas eleições passadas.Acham que todos são corruptos ou então que não tem mais jeito,que não existem candidatos preparados e sérios pra ocupar um cargo tão importante para o futuro do Brasil.O imotivação das pessoas e os oportunistas fazem com que a política continue essa coisa 'fútil' e sem importância, pra maioria tudo está bom,pra outros faltam tanto e já perderam as esperanças de mudar isso.A política tinha que ser vista como uma coisa séria,um futuro que pode ser ótimo ou não,depende da nossa atitude de agora.Na época das eleições há uma injustiça com alguns partidos,uns tem mais tempo que outros,sem dar tempo de mostrar cada proposta e objetivo dos candidatos,algumas pessoas não assiste o horário porque simplesmente acha chato,como que faz então?Os políticos tem muitos benefícios,que acho que deveriam ser cortados,eles fazem coisas pelo país que não é tão necessário,investem na copa por exemplo,enquanto podiam investir na educação e na saúde,enquanto isso milhares de pessoas continuam na faixa da pobreza,e ninguém faz nada pra mudar isso .

    Maria de Fátima. 1°E
    N°45

    ResponderExcluir
  149. politica e igual religião não se descuti.
    todos so eleitores na minha opinião devem pesquisar antes que cometam alguma bestera que nos prejudiquem.
    na politica so exeste roubo,podi ser o homen ou a mulher mais perfeita do mundo quando ve o dinheiro rolando não persa em nada so enche obouso.por isso não exeste nem um candidato ficha limpa.
    RAELSON SANTIAGO N:32,1H

    ResponderExcluir
  150. A política é muito importante em qualquer país e o nosso voto também,por isso devemos conhecer o candidato em que vamos votar,pois,há pessoas que so votam no candidato porque outras estão votando também e depois se arrependem.Temos que estudar cada político que trabalha no poder pois muitos deles so prometem que vao mudar a cidade,a educação...mas quando são eleitos nao fazem nada, só se conrrompem e fazem o mau uso do dinheiro público.
    Soyama 1°N N°34

    ResponderExcluir
  151. estamos numa crise politica tremenda muita corrupçao muitas mentiras nao temos mais opçoes.
    os politicos usam o ponto fraco dos eleitores para poder conquista seus votos.no meu ponto de vista nao votaria em nenhum mas infelismente devemos votar e ter esperança de que tudo pode mudar
    raissa oliveira rocha
    1" L 31

    ResponderExcluir
  152. Minha expectativa para essa “nova era”, onde vão entrar novos governantes é que entre alguém preocupado com a educação e a saúde em nosso país. A eleição é muito importante para o desenvolvimento de um país, creio que precisamos de uma ótima educação para sabermos como usar o nosso voto e não sermos “mal-eleitores”, mas os governantes não querem isso, querem pessoas ignorantes para poder manipulá-las e elas não os cobrarem tanto, assim como elas esquecem o que eles fizeram de errado e depois de um tempo e os elegem novamente.

    Nome: Suellen Oliveira de Aquino nº:38
    Serie/turma: 1º "H"

    ResponderExcluir
  153. Acho que a politica é só um meio que algumas pessoas inventaram para comandar o país do jeito que elas querem. E o voto é apenas uma coisa que inventaram para poderem fazer o que quiserem e depois ter a desculpa de que foi com o concentimento do povo. Então pra mim a politica e nada é a mesma coisa, de qualquer jeito nós saimos perdendo.

    Andressa da Silva
    1° D

    ResponderExcluir
  154. com as eleições chegando nos faz pensar em como vai ficar a nossa situação; as transformações; e mudanças que acontecerão.nos dias de hoje acaba ficando dificil escolher em quem votarmos por causa da corrupção;e tambem nao está escrito na testa quem vai ser um bom politico.bom mas vuo fazero maximo pra escolher o melhor!!!!!!!!

    ARIELLE SILVA
    1 "A" N.04

    ResponderExcluir
  155. Quando pensamos na política, sempre vem a nossa cabeça a pergunta sobre qual o político que diz a verdade, Infelizmente é muito difícil descobrir qual é o verdadeiro, qual realmente está disposto a mudar o Brasil, e muitas vezes acabamos votando no candidato errado, por não sabermos distinguir o melhor para nós.
    Janderson de Sousa Pereira 1° G n° 47

    ResponderExcluir
  156. A Politica ta um caso serio infelizmente estamos assistindo eles roubarem desvia dinheiro e outras coisas na nossa frente.Temos que mudar esse rumo por que e o nosso futuro e que ta em jogo, se deixamos eles vão continuar, e a onde vão para esse politicos.
    Nome:Wesley Nogueira 1ºM / Nº40

    ResponderExcluir
  157. Politica para mim é a arte de bem governa,de cuidar dos négocios públicos, é tambem onde se encontra o poder máximo de um país, mas nem sempre vemos esse grande poder em boas mãos,e sim em mãos que só pensam em lucra usando o dinhheiro dos nossos impostos. Paulo sérgio bezerra 1°C N°35

    ResponderExcluir
  158. Quando falamos de politica estamos falando de projetos, ambições, desafios, inovações, melhorias na qualidade de vida, investimento nas pessoas e na sua formação... Hoje em nosso país a politica é um assunto preocupante pois existe muita corrupção e quase nada feito para a população.Contudo existem os corruptos e aqueles que sabem o que querem e que podem mudar o futuro do Brasil. A eleição é um meio de exercer um dos nossos direitos e de fazermos a escolha certa.

    Mirelle Amancio Landim 1° K N° 30 Matutino

    ResponderExcluir
  159. Pra mim política é um assunto que deveria ser tratado com muito mais respeito,tanto pelos políticos quanto pelos eleitores,os candidatos ao poder enganam,os que tem o direito de escolher o melhor para o país vendem seu voto,ai vira uma palhaçada só.

    Jaqueline dos Santos Aguiar
    1°F ,N°17

    ResponderExcluir
  160. Nome: Luís Guilherme
    Turma : 1M
    N°:31

    Em minha opinião. Na realidade de hoje à democracia estar maior do que pensamos, pois podemos observar que vários políticos estão oscilando algo sigiloso, E isso Interfere também nos investimentos pessoais que cada vez mais fica difícil de estar estabilizado no nosso país. Com essas eleições a gente não sabe em quem votar seriamente, porque no meu ponto de vista cada político trás um projeto para nosso país e com isso nós não sabemos o que eles pensam em fazer ou no que eles estão querendo planejar, se é algo ruim ou bom, e com base de isso tudo Hoje nosso país segue crescendo cada vez mais democrático.

    ResponderExcluir
  161. A politica no brasil e muito importante para o futuro do pais pois com o voto você pode escolher o rumo que o pais esta tomando,por isso e bom escolher bem os candidatos pois existem muitos candidatos corrupitos que só pensa em si propio e não com a melhora do pais por isso e inportante escolher bem seus candidatos.
    nome:EDUARDO CARVALHO DE ALMEIDA
    Turma : 1M
    numero:13

    ResponderExcluir
  162. Bom o que eu penso sobre politica é que os politicos podem sim entrar na politica querendo ajudar as pessoas,mais o problema é que o poder e o dinheiro falam mais auto na vida deles, e então vem a ambição.E na atualidade isto está acontecendo mais,talvez pelo fato dos politicos serem "desmascarados" e com a lei da ficha limpa agora vai ser "melhor" eu acho. E eu ão concordo dos eleitores votarem NULO ou em BRANCO,acho que temos que exercer esse poder que temos e nossas mãos que é o VOTO.

    Ester Priscila
    N° 13
    1°"A"

    ResponderExcluir
  163. A política brasileira é voltada para as pessoas ricas,em vez de favorecer as pessoas menos favorecidas.Essa forma de governo do Brasil na minha opinião tem que mudar,e começar a favorecer as pessoas pobres.Dessa forma teremos uma sociedade sem desigualdade.Automaticamente irão vir as melhorias que uma sociedade necessita para se tornar melhor.Essas melhorias incluem: Educação,Saude,Segurança e etc.
    Sendo assim quando formos votar temos que escolher bem os candidatos que vamos eleger.Se escolher-mos ô candidato errado o Brasil vai atrasar muito mais seu processo de desenvolvimento.E assim atrasando também a qualidade de vida de toda sua população.No dia das eleições vote nôs candidatos corretos para que não haja arrependimento no futuro.


    YURI MESQUITA DA SILVA

    Nº42

    1ºM

    ResponderExcluir
  164. a politica no Brasil é um tema pouco discutido,pois o destino no brasil está em nossas maos que é simplismente o nosso voto. A grande maioria da populaçao brasileira nao cobra dos seus candidatos o que eles prometeram, isso é um grande defeito da nossa populaçao.E assim os candidatos simplismente se sentem relaxados em seus cargos ai entra a corrupçao que esse sim é uma grande assunto a ser descultido pela nossa comunidade.




    Carlos Henrique 1º J

    ResponderExcluir
  165. Bem eu ainda não voto e por um lado acho bom, pois a política esta tão corrupta que não dar vontade. Mas por outro, quero votar tenho esperança que se elegermos pessoas dignas e corretas as coisas possam caminhar melhor no nosso país, temos que saber em quem estamos votando se é uma pessoa de um passado bom e com boas sugestões, pois será esse político que irá fazer com que o Brasil melhore.

    Kézia Nataly
    1ºF n°:23

    ResponderExcluir
  166. Bom, nas épocas de políticas todas as promessas são voltadas para as pessoas de classe baixa, mas nem sempre todas essas promessas ditas pelos políticos são cumpridas, quando ganham esquecem do que prometeram e só quer saber de ganhar dinheiro e nada mais, todas as promessas são deixadas para trás e é aí onde eles começam a priorizar só os deles.Mais se a política souber ser bem administrada com certeza o nosso Brasil estaria bem melhor do que está hoje, a política é boa para as nossas vidas, quando é bem liderada e não causa problemas ao nosso Brasil.

    NOME:Djuliene Correa dos Santos
    NÚMERO:09
    SÉRIE/TURMA:1°"F"

    ResponderExcluir
  167. Eu sou a favor da votação porque assim elegemos um candidato em quem confiamos para eles cumpram suas propostas eleitorais e também sou a favor da Ficha Limpa porque precisamos de um País limpo e politicamente correto para com que assim o Brasil cresça.

    Mirla Catharine N°36 1°D

    ResponderExcluir
  168. Eu sou totalmente a favor da votação, pois nós mesmo quem escolhemos o melhor pro nosso País, pois se nós escolhermos candidatos corruptos para governar o nosso País sofreremos conseqüências horríveis. Temos que ter a consciência de quem estamos votando, de quem vamos colocar pra tomar a frente do governo e sou a favor também da Ficha Limpa pois temos que ter a certeza daquilo que queremos pra gente, concerteza se o Brasil do jeito que tá, for mal governado sofreremos bastante as conseqüência do governo.

    Sara Beatriz N°40 Série/ Turma: 1°D

    ResponderExcluir
  169. Falar sobre política se torna muito difícil, pois as pessoas não se preocupam em saber sobre o que se trata de verdade, mas só se preocupam em escolher algum governante que aparentemente seja uma boa pessoa para governar a cidade, estado ou país e deixar os problemas da sociedade por conta de outras pessoas.
    Por isso devemos saber bem em quem votar.

    Fernanda Alves N°16 1°H

    ResponderExcluir
  170. adrieli n 01 1 h

    á politica é uam historia antiga ne os politicos de hj em dia so querejm ganhar voto fazer por onde mereçer naum querem mais o povo brasileiro nao pensa muito quando vai votar é porisso as vezes escolhem politicos q as vezes nem sabem comandar o nosso pais

    ResponderExcluir
  171. hj em dia eu acredito q naum haja quase nenhum polico com processos pela camara porque todos sao iguais quero saber qual daqueles alii que estao na camara naum tem coragem de roubar o dinheiro honesto que o povo brasileiro conquisto no final do mes com muito custo ,hoje em dia o custo de vida ficou mais caro alugueis comida roupas agua luz e ainda mais pa aqueles que nao tem trabalho e que mora na rua

    Brenda almeida n:04
    1 H

    ResponderExcluir
  172. A politica no brasil e uma coisa muito preocupante por que os basileiros ja perderam as esperanças de votar em um candidato que nao roube e faça alguma coisa para a sociedade brasileira e isso leva as pessoas a venderem seus votos ou votarem em branco ou nulo..

    felipe pires N=07
    1 N

    ResponderExcluir
  173. falar sobre a politica brasileira e muito facil por que vemos todos os dias escandalos na televisao caso de politicos metidos em roubalheiras por isso e importante saber bem em quem voce vota para melhorar pelo menos um pouco o nosso brasil

    1n victor aurelio
    n:38

    ResponderExcluir
  174. Politica é um assunto pelo qual todos deveriam se entereçar pois define o que será do nosso país, muitos votam sem saber até mesmo em quem esta votando outros por que é obrigatorio, quem não quer participar da escolha de alguma pessoa(governante)vota nulo,muitos dos politicos se elegem apenas por entereçe no capital e não para representar o Brasil como todos esperam ,devemos analisar muito bem o perfil de quem iremos votar.

    Aluno:Ederson Bernardo Ferreira N°11
    turma/serie:1°G

    ResponderExcluir
  175. Nas eleiçoes iremos votar em pessoas que vao nos ajudar de alguma maneira para o nosso futuro.Se tratando de política nao e um assunto interessante,pois a sua imagem é "suja" mal se fala em política,as pessoas já pensam em corrupçao,mas a importancia para mim e que ha políticos que ainda se preocupam com o Brasil fazendo projetos como na educaçao,na saude,no trabalho e colocando-os em pratica para um futuro melhor.Por isso,e importante que agente vote,mas em pessoas(políticos)que merecem,não podemos errar nas nossas escolhas pois o nosso futuro esta em jogo.

    Nome:Edna Amâncio Maia
    Série/turma:1°G
    Número:12

    ResponderExcluir
  176. A política é arte de conquistar, dominar e manter o poder público, para alcançar o bem comum;O conceito em si é polêmico. Não poderia ser diferente: a política expressa os diversos interesses em conflito na sociedade. O "árbitro" deste jogo é ou deveria ser o povo (essa entidade abstrata que significa tudo e nada).
    A política se nutre da polêmica: os vários interesses econômicos, sociais, etc., se manifestam através da disputa de idéias e propostas em permanente colisão e negociação. Já Aristóteles, em sua obra Política, afirmou que "o fim da política não é viver, mas viver bem". A idéia que temos hoje de que a política é a luta constante pelo bem comum, pela justiça, o bom governo, etc., remonta à tradição aristotélica, à filosofia política de Platão e ao pensamento cristão medieval.estas idéias fundamentam a ação pastoral da Igreja em diversos setores. Em teoria, esta maneira de conceber a política é prescritiva, isto é, indica o ideal (como deveria ser bom governo, uma sociedade justa e igualitária, etc.). hoje à democracia é bem maior e com o passar do tempo so tende a almentar.

    Nome: Lorranne G. Cavalcante
    série/turma: 1° "H"
    N°:27

    ResponderExcluir
  177. A política é uma forma na qual buscamos escolher o melhor para o nosso país, porém no Brasil quando nos referimos à política logo ligamos à corrupção, infelizmente essa é a realidade no país onde a desigualdade social prevalece. A política no Brasil tem muita desonestidade, isso por parte dos corruptos. Os corruptos costumam tirar proveito da classe social menos favorecida. A maioria busca oferecer nas suas propostas exatamente o que a sociedade espera receber, assim usam a ignorância dos pobres para ganhar poder. Depois de todos os escândalos políticos divulgados pela mídia, tive uma nova visão de política, infelizmente negativa. Penso que, a partir do momento em que o indivíduo adquire poder a tendência é que ele queira mais e mais. Espero que os candidatos eleitos nos mostrem que nosso país pode mudar, e espero mudar minha opinião sobre tal assunto, pois até o momento penso que política no Brasil é sinônimo de corrupção.

    Mônica Rodrigues de Matos 1º "L"
    Nº: 25

    ResponderExcluir
  178. Vaca amarela pulo a janela , quem fala primeiro come a bosta dela (yy'

    ResponderExcluir
  179. A politica brsileira ja e repleta de desonestidade e ainda os eleitore tem a "a memoria curta" ainda bem q surgia essa nova lei da ficha limpa que ajuda pelo menos um pouco o eleitor a se lembrar da sujeira dos deputados
    por isso e importante estudar as propostas do candidato em voce vai votar e investigar seu passado.

    1n
    wallace ramalho
    n.39

    ResponderExcluir
  180. Professor de Sociologia o melhor...

    ResponderExcluir
  181. Na politica alguns candidatos aproveitam da fraquesa dos eleitores com premessas inagreditavel,devemos analisar bem os candidatos para que possamos votar com a consiencia limpa.Nem todos os candidatos são corruptos alguns querem realmente fazer o seu trabalho mais acima de tudo tendo o seu bolso cheio.

    ResponderExcluir
  182. Devemos votar não apenas por votar e sim pensar que esse voto vai fazer a diferença na hora de escolher alguém para por no poder para nos representar e para nos ajudar, tanto nas questões educacionais quanto sociais.
    Vote visando o seu futuro, não vote pensando ah vou votar só por votar, vote pensando, esse voto vai fazer a diferença, pois eu voiu ajudar a colocar alguém que se importa com a populção brasileira no poder.

    Grisielle | 1º F | nº: 12

    ResponderExcluir
  183. A minha forma de ver o governo é a seguinte: todos fazem promessas, porem quando eleitos quase ninguém cumpre. Roubam dinheiro público ate não poder mais. Esquece que o Brasil tem escolas e hospitais em situação precária em alguns casos, gente desabrigada, gente passando fome, gente desempregada, etc. Porém quando estão no poder esquecem tudo isso e acaba pensando no neles mesmo esquecendo a população que confiou e que precisa da sua ajuda. As vezes aparece um político que faz uma oba aqui outra ali, porém enquanto a política brasileira for repleta de escândalos, e ineficiências para o povo Brasileiro , a realidade brasileira continuara sendo a mesma.
    Paulo Henrique 1°n
    N: 26

    ResponderExcluir
  184. POLITICA.
    Cargo para representar e fazer com que os eleitores dos estados em geral se manifeste de forma digna e trabalhando assuntos a serem discutidos em nossa sociedade.Politicos ultimamente dão sua palavra mais acabam prejudicando as pessoas por não cumprir o que disseram e mancham o nome dos estados e cidades por ter mentido e se envolvido em escandalos.

    ANDERSON ALVES DA SILVA
    1ºB Nº03

    ResponderExcluir
  185. O governo brasileiro deveria olhar mais para a população mais humilde do país, pois são elas que mais necessitam de ajuda do governo. Muitas famílias não têm nem o que comer, pois, desempregado um pai de família não pode sustentar sua família. E também os nossos governantes deveriam ser mais justos com a sociedade e ao menos tentarem cumprir parte de suas promessas. Emprego, saúde, e uma educação de qualidade seria o básico para um Brasil melhor.

    Daniela Araujo 1° L número: 09

    ResponderExcluir
  186. A política hoje têm um grande objetivo, que é, decidir o futuro do Brasil.
    Más há pessoas mal informadas e acredita no que os outros dizem, vendem o seu voto perdendo assim o direito de escolher o futuro do Brasil.

    Antonio Mikael
    1° 'H'
    n° 03

    ResponderExcluir
  187. A política de hoje em dia não é mais como antes os candidatos so pensam em si mesmos fazendo promessas aos eleitores que na ilusão de uma vida melhor colocam todas as suas esperanças naqueles que acreditam ser honestos eles sabem como manipular a populaçao e vão diretamente naqueles que são mais "necessitados",nas pessoas mais humildes,em pessoas que buscam desesperadamente uma oportunidade para mudar de vida seja ela qual for.Está faltando mais força de vontade dos canditados,mais compromisso com o povo e principalmete alguem que tenha caráter e honestidade para guiar uma nação cheia de planos e sonhos que só dependem deles para que isso aconteça.

    kamila gomes de amorim
    n°18
    1°G

    ResponderExcluir
  188. Temos que exercer nosso direito com consciência e pudor!É um direito de cidadão para escolher os nossos candidatos o nosso voto deve ser valorizado e ocorrer de forma consciente. Devemos voltar em políticos com um passado limpo e com propostas voltadas para melhoria de vida da sociedade e não somente para a vida política, temos que escolher aqueles políticos que querem futuro que pensam na qualidade de vida de todos os brasileiros.Não entendo muito de política praticamente nada então fiz o comentário conforme minha visão jovem da política .

    Quelma Maciel Verbelk , nº 32 , 1º A .

    ResponderExcluir
  189. Na minha opinião o governo brasileiro tem que mudar bastante, restringindo aqueles que tem a ficha suja e ajudando mais a população que realmente precisa. Somente a cada 4 anos você vê por ai político ouvindo a população e prometendo melhorias, porem na pratica isso não passa de promessa. Após conseguirem o voto acabam esquecendo de suas promessas eé a populção é quem sofre com isso. Por isso devemos escolher bem antes de votar, analisar o candidato e se suas promessas são verídicas.
    Daniela 1° n
    Número: 05

    ResponderExcluir
  190. Eu sou a favor da votação porque precisamos de alguém para nos representar no poder porque se não estiver alguém para nos representar nunca seremos ouvidos.
    Há também sou a afavor da Lei Ficha Limpa pois não é justo termos um governo com pessoas erradas pois nas mãos delas que o país estará durante os próximos 4 anos.

    ALUNA: Alana de Souza N°: 01
    SÉRIE/TURMA: 1°D

    ResponderExcluir
  191. A política não esta sendo levada tão a sério , existem pessoas que vendem seus votos, que pra elas não tem diferença nenhuma um voto a mais . Os políticos de hoje só pensam em si mesmo , fazem promessas e nada cumprem , devemos colocar aqueles no poder que realmente acharmos que iram fazer do Brasil um país bem melhor .

    Adriene Gomes
    nº02
    1ºA

    ResponderExcluir
  192. Na minha opinião o povo so tinha que votar depois que os candidatos realizarem suas propostas,porque so assim poderiamos escolher o candidato certo para mudar o futuro do BRASIL...
    Não adianta escolher um candidato bom se ele não fizer nada para o futuro de todos.

    Alysson Maliski Santiago
    número:02
    série/turma:1k

    ResponderExcluir
  193. Devemos exercer os nossos direitos de cidadaõ para escolher os nossos candidatos o nosso voto deve ser valorizado e ocorrer de forma conciente.Devemos voltar em politicos com um passado limpo e com propostas voltadas para melhoria de vida da sociedade


    NOME:Anderson Cabral Passinho

    SERIE:1 TURMA:L N°02

    ResponderExcluir
  194. a politica e importante porque o poder politico e uma das formas de governar o homem ,e hoje a politica esta muito desorganizada.
    sou a favor das eleiçoes porque precisamos de alguem que seje por nos, mais precisamos escolher muito bem, pois e uma decisão muito importante
    a politica na nossa vida nos torna mais resposavel a tomar certas decisões


    NAYARA antonia ramos 1° L número: 26

    ResponderExcluir
  195. A politica em nosso País atualmente não é uma coisa que possamos dizer "Democrática",na maioria das vezes os votos são comprados por falsas promessas.
    As pessoas que votam(que não é o meu caso)tem o poder em suas mãos,mas se continuarem a serem iludidos por falsas promessar de candidatos nosso pais não irá pra frente.Espero um país mais justo e digno de se chamar país "Democrático".

    NOME:Alexandre Nascimento de Freitas

    SERIE:1 TURMA:L N°01

    ResponderExcluir
  196. aluna:Layla gabrielle
    nº:44
    serie/tura:1ºn

    A política hoje têm um grande objetivo, que é, decidir o futuro do Brasil.
    MAIS TÊM CANDIDATOS QUE NÃO RESPEITAM ISSO,QUE NÃO QUE DAR UM FUTURO MELHOR AO NOSSO PAÍS,
    POIS TEM MUITOS CANDIDATOS QUE TEM A FICHA SUJA,ACHO QUE DEVEMOS TE A INTELIGÊNCIA EA CONSIÊNCIA DE VOTARMOS COM DIGNIDADE,É NÃO VERDERMOS OS NOSSOS POIS,POIS ASSIM VAMOS SÓ PARA TRÁS.
    EU ACHO QUE A POLITICA DEVERIA SER ALGO MIAS SERIO.

    ResponderExcluir
  197. Nós seres humanos não podemos mudar o passado,mas podemos sim constrir um futuro melhor.Significa que um voto faz a diferença.
    Acredito eu, se toda a população votasse com conciência, pesquisassem o passsado de cada candidato a corupção pouco se veria.

    NOME:THIAGO SOUSA
    SERIE:1 TURMA:L N°39

    ResponderExcluir
  198. A politica e muito questionada, pois parte dos candidatos querem tanto o poder que ate prometem de mais para o povo (sociedade), pois a fisura so de estar ali no poder onde ele não sabe que vai ser bem cobrado se ele for elegido e o que aconteçe atualmente em nosso meio.Pois nos como cidadões temos que conheçer em quem nos iremos botar no poder, pois o futuro da nossa sociedade quem decide somos nos mesmo.

    Nome: Danilo Carvalho de Oliveira
    Serie/Turma: 1º K
    Nº: 09

    ResponderExcluir