segunda-feira, 19 de abril de 2010

O capital sociológico

Mais do que uma expressão de cunho marxista e que possa remeter a entendimentos puramente econômicos, o Capital Sociológico tem a pretenção de, neste espaço, nos remeter a uma busca pela essência da construção de um pensamento e comportamento dentro de uma perspectiva de desenvolvimento, cidadania, senso crítico e solidariedade.
O Capital Sociológico quer resgatar a livre expressão com responsabilidade, além de ser um expaço para análises extra e intragrupais de discussão e exposição de pontos de vista.
Por tudo isto, é um espaço aberto, livre a comentários e aprofundamentos.

3 comentários:

  1. ALUNAS:
    Alana de Souza N° 01
    Mirla Catharine N° 36
    Sara Beatriz N° 40
    Thaynara Queiroz N° 42

    TURMA / SÉRIE: 1° D

    O vídeo quis dizer sobre a pobreza das pessoas que moram na cidade Ilha das Flores, que certamente o nome da cidade não tem nada haver com a realidade.
    Fala como as coisas são reaproveitadas e recicladas, pessoas que vivem daquilo que sobra e que nem os porcos querem para comer. Um tomate que é plantado por um japonês e que é vendido pra um supermercado, que é comprado por uma mulher que ela faz molho com uns dos tomates comprados e um deles é jogado no lixo que vai para a cidade Ilha das Flores que lá é dado de comida para os porcos e depois par as famílias.
    Na realidade é o que mais acontece com as cidades mais pobres do Brasil, aqui mesmo no Distrito Federal deve acontecer pois existe muitas pessoas desabrigadas que precisam de comida e saem par pedir nas casas e até mesmo nos lixões encontrados aqui.
    Nós não concordamos com a realidade que vivemos porque é uma humilhação, porque tem pessoas que tem muito e não ajudam quem precisa e até mesmo nem consomem aquilo que tem e vai do mesmo jeito para o lixo, ou seja vai para a barriga daqueles que não tem o que comer.

    ResponderExcluir
  2. O video mostra basicamente de maneira sucinta os aspectos, características, fatores, funções, desempenho que desenvolve no decorrer da vida de todos os seres vivos no mundo, sendo que cada um tem sua realidade, sua função no decorrer de sua vida em protagonista da realidade. É claro que cada um com sua preocupação em questão, em busca de algo que segundo o video é verdadeiramente sem explicação ou significado coerente. A verdade é que cada ser vivo, tanto vegetal ou animal participam de uma cadeia, um conjunto onde todos estão de alguma forma relacionado de acordo com sua necessidade no seu habitate natural, nascendo, crescendo e se transformando. O video mostra de certa forma, como por exemplo o ser humano que tem suas características e peculiaridades, onde tudo que produz ou realiza é direcionado a algo que se define em retorno ou resultado programado para seu bem estar ou objetivo já por ele definido. Os vegetais e animais seja ele bip ou quad fazem parte de sua realidade, ou como meio de sobrevivencia ou como fator produtivo natural. O ser humano tem suas características de cor, raça, região, cultura e etc. O ser humano é diferenciado por sua capacidade de raciocinio, capaz de inventar ou transformar algo para seu uso ou sustento.
    Ou seja, tudo se desenvolve como um sistema seja de produção, relacionamento, formas de se conviver no meio. Através de formas de trocas, meios que o ser humano produz, cria e transforma no seu convivio. Onde se polui, adquiri doenças, se alimenta e se destaca por parte aos demais seres vivos.
    Turma: 1ºE
    Bruna Carolina Cavalcante Nº 07
    Ana Cristina de Sousa Nº 01

    ResponderExcluir
  3. o video retrata uma realidade muito triste q acontece na ilha das flores que crianças comen o alimento q foi jugado ruim para um porco e dado para seres humanos e o pior e que o que ele falo no documentario e certo so passam por aquilo as pessoas por que nao tem dinheiro e nen donos e por isso comen o resto do que dado aos porcos
    nao concordamos com o q acontece na ilha das flores o governo devia tomar alguma iniciativa e as pessoas se concientizaren q os que elas jogam fora vai para quem que vive em condiçoes precarias..

    felipe pires
    wallace
    1n
    n; 07e 39

    ResponderExcluir